terça-feira, 30 de agosto de 2011

PASTORAL FAMILIAR NA REDE GLOBO

Caríssimos Irmãos e Irmãs

Graça e Paz!

    Como é do conhecimento de todos, aconteceram nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 2011
  o Seminário de Assessores de Pastoral Familiar e o XIII Congresso Nacional de Pastoral Familiar,  no” MINASCENTRO”, em Belo Horizonte – MG , com o tema “ Família, Pessoa e Sociedade”  e o lema “ Somos Cidadãos e Membros da Família de  Deus” ( Cf. Ef.2,19).
    O Congresso reuniu mais de 1000 participantes, entre Bispos, Sacerdotes, Diáconos ,Religiosos(as), Agentes de Pastoral Familiar, Coordenadores Nacionais e Regionais de Movimentos e Serviços, procedentes das ( Arqui) Dioceses e da Administração  Apostólica dos 17 Regionais da CNBB.
    Além da troca de experiências e das reflexões sobre as mudanças de época e da situação das famílias no dia –a- dia, o Congresso possibilitou , também, discussões acerca  dos avanços e conquistas da Pastoral Familiar no Brasil, nos últimos anos.
    Ao final do evento, foi redigida a  Carta de Belo Horizonte ,já enviada a todos assim como as Palestras proferidas. Quem não recebeu ou não conseguiu abrir os arquivos, entre em contato conosco.
    O Regional leste 1 se fez presente com uma Delegação de 68 Congressistas sendo 6 sacerdotes, 2 Diáconos e 60 Agentes de Pastoral Familiar procedentes das ( Arqui ) Dioceses do Rio de Janeiro, Niterói, Campos, Itaguaí , Petrópolis , Barra do Piraí e Volta Redonda, Valença, Duque de Caxias , Nova Iguaçu e da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney.  
    O Estado do Maranhão ( Nordeste 5- CNBB ) foi escolhido para sediar o XIV Congresso Nacional de Pastoral Familiar em 2014.
                                                                                                                                               
    Desejamos que o intenso e frutuoso trabalho do XIII Congresso Nacional de Pastoral Familiar possa aos poucos dar seus frutos para as famílias e para a própria Igreja de Cristo em todas ( Arqui) Dioceses , Administração Apostólica e Paróquias do Regional Leste 1. Segue, abaixo, o Link com a reportagem da TV Globo.


Sagrada Família de Nazaré, Salvai as Nossas famílias!
Em Cristo Jesus,

Aloisio e Ilza Bohrer
Casal Coord. Regional da Pastoral Familiar – CNBB  Leste 1

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

REFLETINDO O EVANGELHO DE DOMINGO


XXIII Domingo do Tempo Comum – 04/09/2011


“…onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mt. 18,20)
O trecho do Evangelho de Jesus Cristo que iremos meditar, nos fala de: “O perdão dos pecados”, Mt. 18,15-20. Uma grande oportunidade de se falar de algo que é comum em nosso cotidiano.
Jesus Cristo começa falando: “Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente: se te ouvir, terás ganho teu irmão.” (V.15)
É impossível deixar de observar a importância desta exortação, mas quase sempre a desprezamos e agimos exatamente ao contrário, queixando-nos dos outros; chegando até a acusá-los, muitas vezes perante a comunidade em que vivemos, sempre com os outros, dificilmente temos a coragem de chegar até o irmão ou irmã e conversar com sentimento de “misericórdia”.
Na realidade, muitas das vezes, o que queremos é que todos tomem conhecimento do “erro” do outro e não uma preocupação em “ganhar o irmão ou irmã”.
Quando se fala em “perdão!” presume-se que exista alguém que cometeu um “pecado!” O primeiro sentimento que desperta em nós é a sensação de “ira” e “revolta”, dificilmente, pelo menos de imediato, sentimos “piedade” por alguém que comete algo que consideramos ou julgamos ser “pecado” contra nós.
Existem quatro aspectos do “perdão”, que quase sempre não observamos:
- Perdoar: é superar o sentimento provocado pela falta ou erro do outro, entendendo-o e ajudando no que for possível, isto é: “…ganhar um irmão ou irmã!”;
- Pedir perdão: é a esperança de que o irmão ou irmã, com caridade, supere o sentimento provocado pela nossa falta ou nosso erro e nos ajude no que for possível, isto é: “…ganhar um irmão ou irmã!”; 
- Conceder o perdão: é o gesto de piedade quando um irmão ou irmã nos procura pedindo que seja superado o sentimento provocado pela falta ou erro cometido conosco, isto é: “…ganhar um irmão ou irmã!”;
- Sentir-se perdoado (a): é o sentimento de gratidão quando um irmão ou irmã supera nossa falta e nosso erro, isto é: “…ganhar um irmão ou irmã!”     
Porém, uma observação há de ser feita: antes de “ir até o irmão ou irmã” é necessário uma preparação espiritual através de muita oração, pedir ao Senhor que nos dê o despojamento de sentimentos que possam servir de barreiras e que Ele seja o intermediário, por que só o Espírito Santo perscruta o coração humano.
“Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus”. (V.19)
Portanto, se o encontro entre duas pessoas for para este fim e acontecer em clima de Oração, não será necessária a intervenção de terceiros, tudo se resolverá.

“Porque… Eu estou no meio vós!”


Fabiano Camara Bensi

terça-feira, 23 de agosto de 2011

SEMINÁRIO DA PASTORAL FAMILIAR

Belo Horizonte é palco do Seminário de Assessores da Pastoral Familiar 

                        

Na manhã de hoje, 19, no Minascentro, em Belo Horizonte (MG), começou o Seminário de Assessores da Pastoral Familiar. Estiveram presentes os assessores regionais e os casais coordenadores da Pastoral Familiar dos Regionais da CNBB e de algumas dioceses do Brasil.

Após a oração inicial, conduzida pelo casal coordenador da Comissão Nacional, Tico e Vera, e pelo casal vice coordenador, Marivone e Volnei, novo assessor da CNBB, , foi apresentada aos participantes. O padre irá compor, juntamente com o padre Wladimir Porreca, a assessoria nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB.
O primeiro congressista a discursar foi o bispo auxiliar de São Paulo (SP), dom Joaquim Justino Carreira. Ele é também conselheiro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB. Dom Joaquim apresentou os avanços e as conquistas da Pastoral Familiar, no Brasil, nos últimos anos.
Ainda hoje haverá a palestra do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari (BA).