segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DNJ - Semeando em Terras Férteis

Neste Domingo em nossa Diocese como em todo o Brasil estivemos arando e semeando em solos férteis com o Dia Nacional da Juventude (DNJ). 
Esta comunhão da igreja com os jovens, igreja viva, Jovens de tantos solos sagrados e floridos, como pude presenciar: jovens se confessando, jovens de joelhos para receber o Senhor através da santa Eucaristia, olhares e gestos de alegria louvando o Senhor, um bálsamo de riqueza para nossos olhos, com um lindo sentimento e com as expressões os jovens queriam dizer a todos nós: "Podemos ser santos sim , ou santos ou nada".
A riqueza da igreja aliada a liberdade de expressão dos jovens, uma parceria que é linda e inseparável, sobre os olhares de nossos Padres da Diocese,Seminaristas,Diáconos e de Nosso Bispo D.José Ubiratan ficou uma certeza: "Precisamos Sempre Jogar a Semente que é a palavra de Deus nestas terras lindas com solos férteis que são os jovens" , porque eles herdarão a terra prometida e  daí sairão com certeza novos discípulos de Cristo, aqueles que darão continuidade a igreja de Jesus Cristo, sobre o templo do Espírito Santo, jovens guiados pela ação do amor, da unidade e da perseverança na fé.
Conseguiremos com certeza fazer um grande derramamento do sopro do Espírito Santo em todas as Famílias. Amém.
Louvado seja Deus por este Dia e por esta Juventude.


Texto: Serginho 
Fotos: Wilson Teles




































































Refletindo o Evangelho de Domingo


Dia de Todos os Santos e Santas – 06/11/2011

Alegrai-vos e exultai...," (Mt. 5,12a)

Logo após ter anunciado a proximidade do Seu Reinado, Jesus Cristo anuncia os preceitos desse Reino, ou melhor, aponta as condições, as vantagens e quem são, ou os que poderão participar deste Reinado.
Estamos falando do Sermão da Montanha, ou o que podemos chamar de: "O manifesto do Rei", quando nos diz quem são os súditos do Reino e quais são as suas verdades fundamentais.
Ele começa o seu "Sermão", citando as qualidades de um "Servo", embora dizendo: "Bem-aventurados aqueles que…". Estas qualidades, ou “virtudes”, não são fabricadas nem compradas. Inicialmente é falado de uma forma geral quando diz: "Felizes aqueles que… conseguem ter um coração pobre (de bens temporais, daquilo que passa), pois herdarão o Reino de Deus” (serão fartos dos bens que não passam).
Fala para todos aqueles que têm sede e fome de justiça, dando-lhes uma garantia de que serão saciados e que vale a pena vivenciar as Virtudes Cardeais, (Amor ao próximo).
Dá a resposta para todos os que clamam por misericórdia: “Sejam vocês misericordiosos, para alcançar a misericórdia!”
Para os que promovem a Paz, Ele diz: “Felizes são vocês, porque serão chamados filhos de Deus!”
É claro que: O “Sermão da Montanha” é para hoje, é para mim e é para todos nós! A Palavra do Senhor é Viva, é atual… Sempre.
Jesus Cristo nos fala quem são, ou quem serão considerados os verdadeiros "servos do Reino", ou melhor, quais as suas verdades fundamentais, qual seu caráter.
Para alguém que queira ser "súdito do Reino", ou "servo do Senhor", sua personalidade e seu caráter devem estar intimamente ligados a Deus. Para Jesus Cristo, o que somos, é sempre mais importante do que o que fazemos.
Ele conhece o nosso coração, ou melhor, sabe como é grande e que haverá sempre um vazio, que estaremos sempre à procura de algo que não sabemos bem o que é! Afirma que a herança e os bens espirituais serão encontrados, se dermos todo espaço do nosso coração para ser preenchido conforme a "Moção" (ação) do Santo Espírito de Deus.
Na medida em que vivemos "experiencialmente" os Dons que recebemos, pela Graça, no nosso "Batismo", somos capacitados e enriquecidos por Deus, para produzir em nós, através de nossas atitudes, os "Frutos do Espírito Santo".
Alguns destes “Frutos” são citados na carta de São Paulo aos Gálatas (Gl. 5,22-23), quase que na mesma ordem, que foram citados no “Sermão da Montanha” 
 Humildade, acolhimento, mansidão, honestidade, misericórdia, piedade, pureza, tranqüilidade, lealdade, etc. É o que transforma: "o que somos", e não "o que temos" em "Bem-Aventurados".
Vivemos neste mundo conturbado e procuramos, às vezes nos outros, a bondade de Deus. Ele nos diz: “Tenham vocês os corações puros, porque só os que têm o coração puro verão a Deus!” Será que este anúncio já bateu forte no nosso coração? Será que estamos vivendo as Bem-Aventuranças?

“Não temais, sede Santos. Eu vos dou o Reino do Céu!”

Fabiano Camara Bensi