sexta-feira, 29 de junho de 2012

Convocação aos jovens

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte
No próximo mês, começa a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil, que será realizada de 22 a 28 de julho do ano que vem, no Rio de Janeiro. Já está em curso uma enorme movimentação da força jovem pelo mundo afora, especialmente aqui. A Jornada Mundial está na cadeia dos grandes eventos que estão sendo realizados em nosso país: Rio+20 (concluída recentemente), a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, 2014, e, por último, as Olimpíadas, em 2016.

A JMJ vai congregar, no mínimo, dois milhões de jovens, do Brasil e de todos os cantos do mundo. O caminho que está sendo percorrido no processo preparatório guarda uma riqueza educativa de expressiva significação. A Cruz peregrina da Jornada Mundial chegou ao Brasil, em São Paulo, no mês de setembro do ano passado, passou por Minas Gerais, no mês de novembro, e continua percorrendo todo o Brasil. Em cada lugar uma festa da fé, uma consolidação dos brios da juventude, uma reafirmação da melhor proposta aos jovens, aquela de firmar-se no seguimento de Jesus Cristo, o jovem de Nazaré. Um programa de vida iluminado pela convicção, como disse o Papa Bento XVI, de que “se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se torna um enigma indecifrável; não há caminho, não há vida nem verdade”.

Antecedendo a JMJ, antes da chegada ao Rio de Janeiro, teremos a celebração da Semana Missionária, em todas as dioceses do Brasil, de 16 a 21 de julho de 2013, quando hospedaremos milhares e milhares de jovens peregrinos. Será a oportunidade para aproximar-se mais de Jesus Cristo, o melhor presente que qualquer pessoa pode receber. Encontrá-lo é o melhor que pode ocorrer na vida de cada um. E fazê-lo conhecido, por palavras e obras, é a mais gostosa e duradoura alegria. Quando o jovem assume Cristo como mestre, fazendo-se discípulo, aprende sobre o sentido profundo da existência, substitui o desalento pela esperança que não engana, conforme sublinha o importante Documento de Aparecida, fruto da 5ª Conferência dos Bispos Latino-americanos e Caribenhos.

Esse documento também alerta para as várias situações que afetam muitos jovens significativamente, como as sequelas da pobreza, limitando o crescimento harmônico de suas vidas, gerando exclusão. Também a falta de socialização e transmissão de valores nas instituições tradicionais, substituídas por ambientes não isentos de forte carga de alienação. Não raramente, muitos jovens são presas fáceis de novas propostas religiosas e pseudo-religiosas, bem como vítimas da dizimação produzida pela dependência química.

IBGE divulga dados, CERIS mostra "Igreja viva"

simbolosJMJ
De acordo com o Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os católicos permanecem sendo maioria, embora haja uma maior diversidade religiosa da população brasileira. Os dados mostram que 64,6% da população professa a fé católica, havendo 72,2% de presença neste credo no Nordeste, 70,1% no Sul e 60,6% no Norte do país. A proporção de católicos foi maior entre as pessoas com mais de 40 anos, chegando a 75,2% no grupo com 80 anos ou mais.

A análise mostra que outros 22,2% da população são compostos por evangélicos, 8% por pessoas que se declaram sem religião, 3% por outros credos e 2% por espíritas.

CERIS mostra “Igreja Viva”
O Censo Anual de 2010 realizado pelo Centro de Estatística e Investigações Sociais (CERIS) — entidade brasileira de pesquisa religiosa fundada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) — revelou uma “Igreja Viva”. É o que afirma a análise sociológica da evolução numérica da presença da Igreja no Brasil, feita pelo sociólogo Padre José Carlos Pereira, que também é colaborador do CERIS:

De acordo com o sociólogo, os dados apontam para o aumento do número de paróquias e para a criação de novas dioceses, mostrando uma Igreja em constante crescimento:

“Os teóricos da secularização dizem que a religião está fadada ao fracasso, mas o que vemos é o contrário, pois à medida que surge a necessidade da criação de mais paróquias e estas de serem setorizadas, ampliando, assim, o seu alcance, supõe-se que os resultados são de uma maior adesão religiosa, inclusive de pessoas afastadas”, especifica o texto.

O centro de estatísticas também apontou um crescimento considerável em relação às vocações sacerdotais e religiosas, confirmando no Brasil a tendência do aumento do número de sacerdotes diocesanos e religiosos no mundo — conforme divulgou o Setor Estatístico do Vaticano, na semana passada, ao afirmar que o número passou de 405 mil para 413 mil.

“O quadro geral mostra uma vitalidade da religião católica, por meio de um borbulhar de novas modalidades, ou novas formas de viver a fé católica, por meio das novas comunidades, novos movimentos eclesiais e da volta às origens dos ideais das primeiras comunidades cristãs, que tem refletido outro quadro estatístico, que é da evolução do número de presbíteros entre os anos de 1970 e 2010, conforme vemos na atual planilha do CERIS.Isso indica um retorno ao catolicismo dos afastados, mas também uma identificação maior daqueles que já praticavam o catolicismo, mas não se sentiam muito firmes, identificados com a doutrina católica. Sendo assim, por mais que se diga que houve aumento no número dos que se dizem sem religião, ou que cresceu o interesse e as adesões a novos grupos religiosos e a novas igrejas, a Igreja Católica se revela ainda mais estruturada e em franca expansão, com seus empreendimentos missionários como, por exemplo, os que foram propostos pela Missão Continental”, destaca a redação da análise.

Alguns números da pesquisa

Papa reconhece milagre de Nhá Chica e abre caminho para a beatificação

nh_chica

A cidade de Baependi (MG) acordou com um telefonema muito especial na manhã desta quinta-feira: era o postulador da causa de beatificação da Venerável Nhá Chica, Paolo Villotta. Da Itália, ele avisava que o Papa havia autorizado a promulgação do decreto que reconhece o milagre recebido por Ana Lúcia Meirelles por intercessão de Nhá Chica e a certeza de que a mineira de São João del Rei em breve será proclamada Beata.

Em entrevista à Rádio Vaticano, irmã Gertudres das Candeias, vice-diretora da Associação Beneficente Nhá Chica, descreveu o momento logo após receber a notícia:

“Eu estava fora de casa, hoje pela manhã, e as pessoas na rua começaram a me abraçar. Eu escutava foguetes, sinos. Quando eu cheguei em casa me disseram que foi um telefonema do postulador e a Igreja já estava cheia de gente. Então, nós começamos a agradecer, a rezar, a chorar, todos juntos na mesma alegria e emoção”.

Ana Lúcia Meirelles estava duplamente feliz já que a notícia do reconhecimento do seu milagre aconteceu justamente no dia de seu aniversário, comemorado dia 28 de junho.

“É uma emoção muito grande já que tudo isso acontece no dia do meu aniversário, mas principalmente pela nossa santa. Para mim, no meu coração, ela sempre foi santa”.

O Milagre

“Eu estava péssima, com hipertensão pulmonar. Tive uma isquemia na vista que me impossibilitou enxergar por alguns momentos. Uma isquemia transitória. Era um defeito congênito no coração que eu teria que operar por causa da hipertensão pulmonar e por causa do sangue que passava errado pelo coração. Então, a cirurgia foi marcada mas três dias antes eu tive febre e acabei não fazendo. Isso tudo, sob a proteção de Nhá Chica. Passados sete dias eu notei que eu só melhorava. Seis meses depois, por pressão dos médicos, eu voltei a fazer os exames pré-operatórios. E qual não foi minha alegria ao constatarem por um exame transesofágico que eu estava curada, sem hipertensão pulmonar e que já não havia mais aquela passagem de sangue que causava a hipertensão. Estou aqui há 17 anos, completamente curada, sem problema nenhum. Tudo isso sob a bênção da minha santa Nhá Chica”.

Bento XVI autoriza publicação de novos decretos da Congregação das Causas dos Santos

O papa recebeu em audiência privada, nesta quinta-feira, o prefeito da Congregação das Causa dos Santos, cardeal Angelo Amato. Durante o encontro, Bento XVI autorizou a Congregação a promulgar 18 decretos.

Além do reconhecimento do milagre de Nhá Chica, também foi reconhecido o milagre do venerável Luca Passi, fundador da Congregação das Irmãs Mestres de Santa Doroteia. Em breve, as datas das beatificações de ambos devem ser divulgadas.

Rio de Janeiro promove palestra sobre os meios digitais na formação à vida consagrada e sacerdotal

Irm_Pina3
A arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), em conjunto com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – Regional Rio de Janeiro e a livraria Paulinas levam ao Rio de Janeiro a italiana Pina Riccieri, Irmã Paulina, doutora em Psicologia da Educação, atuante na Pastoral Vocacional e na Animação da Formação em Institutos Religiosos para a palestra “Os meios digitais na formação à vida consagrada e sacerdotal: Oportunidades e riscos”. Esta é a segunda vez que irmã Pina virá ao país.

Pina Riccieri lança o livro “Formação ao alcance de um clique”. Nesse seu trabalho de doutorado, a autora debruça-se na reflexão e possíveis luzes para a vida consagrada em tempos de internet. Segundo a doutora, o fenômeno da internet influencia a formação para a vida consagrada. “Aquele casulo, às vezes feito do medo, recusa, suspeita com relação às possíveis ciladas presente na web precisa ser rompido”.

Irmã Pina destaca que as mídias não são meros dispositivos, mas permeiam a vida do indivíduo, que constitui um cenário composto por novas formas de saber, novos processos, novas linguagens, novos estilos relacionais, novos significados. “Não é mais possível considerar a formação sem considerar a cultura digital, o mundo digital não pode ser separado do próprio ambiente natural de vida porque envolve tudo”, sentencia a autora.

A autora também ressalta a importância das pessoas que estão à frente das inovações tecnológicas. Segundo ela, a vida consagrada precisa equipar-se para favorecer aos formadores a possibilidade de “navegar” nos novos espaços da era digital. “Não só do ponto de vista espiritual, antropológico e carismático, mas, em especial, no que tange à alfabetização digital”, sugere.

O evento será no dia 30 de junho, às 8h30 da manhã, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, que fica na Rua São Clemente, 438, Botafogo – Rio de Janeiro. Outras informações e inscrições ligue: (21) 2232-5486.
fonte: CNBB

Exploração sexual e terceirização da mão de obra estimulam tráfico de pessoas no Brasil, dizem especialistas

irhenriquetacpi2012

A ligação entre exploração sexual, tráfico de drogas e trabalho escravo; a falta de tipificação legal para o aliciamento de estrangeiros; e a terceirização de mão de obra são fatores que estimulam o tráfico de pessoas no Brasil. A conclusão é de especialistas que participaram de uma audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas no Brasil, realizada na Câmara dos Deputados, no dia 26 de junho.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Justiça e Paz, do Regional Norte 2 da CNBB (Amapá e Pará), irmã Maria Henriqueta Cavalcante, a desigualdade social e a falta de políticas públicas oferecem poucas alternativas de trabalho para jovens e adolescentes nos estados do Pará e do Amapá.

Nos dois estados, há altos índices de tráfico de pessoas para as capitais da Guiana Francesa e do Suriname – Caiena e Paramaribo, respectivamente. Em muitos casos, essas pessoas trabalham em condição análoga à escravidão, informou a coordenadora.

“O tráfico acontece ao nosso lado e não sabemos identificar”, disse a religiosa, que é ameaçada de morte e vive acompanhada de escolta policial. Parte do depoimento da irmã Henriqueta sobre a rede de tráfico foi feita a portas fechadas, por razões de segurança.

Para o coordenador-geral da Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), José Armando Guerra, não há na legislação brasileira a tipificação de tráfico internacional de pessoas. De acordo com o Código Penal, só há previsão de punição para aliciamento de brasileiros para trabalho em condições análogas à escravidão.

“Essas pessoas não conseguem se inserir no mercado de trabalho e são potenciais vítimas de trabalho escravo. O primeiro registro civil que esses trabalhadores têm é, muitas vezes, a carteira de trabalho recebida na hora da libertação”, explicou o coordenador.

O subsecretário de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Renato Bignami, informou ainda que a terceirização do trabalho é um canal para o tráfico de pessoas no Brasil. Segundo ele, na maior parte das situações degradantes encontradas pela fiscalização do ministério, os trabalhadores estão em regime de subcontratação.
fonte: CNBB

São Pedro e São Paulo Apóstolos

Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.

Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro.

 Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.

Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.

Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.

Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.

Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".


São Pedro e São Paulo, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova

terça-feira, 26 de junho de 2012

Frei Pedro Jansen.

Dois anos de Frei Pedro Jansen na glória de DEUS...


Andar com fé é saber que cada dia é um recomeço. É saber que temos asas invisíveis e fazer pedido para as estrelas, voltando os olhos para o céu.

Andar com fé é olhar sem termos as portas desconhecidas com a mão estendida para dar e receber.

Andar com fé é usar a força e a coragem que habitam dentro de nós, quando tudo parece acabado.

"Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria."

Tudo, menos o amor, pois este sempre viverá.

Frei Jorge Van kampen

Refletindo o Evangelho de Domingo.


Festa de São Pedro e São Paulo – 01/07/2012 
“…e sobre esta pedra edificarei minha Igreja,”(Mt.16, 18b)

Para festejar a memória dos grandes Santos e Santas da Igreja, o Calendário Litúrgico toma sempre, como referência, o domingo mais próximo.

Portanto, no próximo dia 01, a Igreja Católica, por tradição, festeja o dia de São Pedro e São Paulo Apóstolos. Portanto, neste domingo toda a Liturgia estará voltada para o exemplo dado por estes dois verdadeiros homens de Deus.

Em Mt. 16,13-19, encontramos um momento histórico, um verdadeiro "Marco" na história do Cristianismo. A partir de uma pergunta de Jesus Cristo aos Discípulos, São Pedro toma a palavra e expressa sua Fé.

Isso acontece num momento, ou numa época, em que todo o povo demonstrava total desconhecimento sobre Jesus Cristo: “Jesus perguntou a seus discípulos: no dizer do povo, quem é o filho do homem? Responderam: uns dizem que é João Batista; outros Elias; outros Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes Jesus: E vós, quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o filho de Deus Vivo!” (V. 13a-16)

Jesus Cristo então concorda e diz: “feliz és, Simão… porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas o Pai que está nos céus…” (V.17)

São Pedro consegue expressar, em uma frase, todo resumo da fé que impulsionaria os Apóstolos e todo o povo: crer nos projetos de Jesus Cristo. A nosso respeito, continua e continuará sempre a nos impulsionar:

 "Tu és o Cristo…", acontece o reconhecimento real de quem É Jesus Cristo;

 "o Filho… ", não tem dúvidas de que Ele é realmente o Prometido de Deus para restaurar a humanidade;

 "de Deus…", a declaração pública da Divindade de Jesus Cristo;

 "Vivo", é uma constatação de que Jesus Cristo não é ficção, nem sonho, nem um acontecimento qualquer, é Real e eterno.

Percebendo que a resposta de Pedro, falando em nome dos discípulos, é fundamentada na Fé, na Unção do Santo Espírito e não na luz da razão humana, Jesus Cristo declara: ”Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja…” (V.18a)
Falar de São Pedro e São Paulo é falar de exemplos de Fé, de vidas transformadas por Jesus Cristo.

São Paulo, no fim de sua vida, escreve a Timóteo demonstrando que tem a consciência de ter combatido o bom combate, de ter terminado a carreira, e, principalmente, de ter guardado a fé. Ele está preparado para a morte e já antevê a coroa de justiça que o Senhor, justo Juiz, lhe entregará na glória.
Quando uma vida é transformada sob a Unção do Santo Espírito, brota sempre o desejo ardente de ser também testemunha do grande Amor de Deus.

"Em que está fundamentada a vossa fé?"
Fabiano Câmara Bensi

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Encontro Celebrativo dos Círculos Bíblicos.

No dia 03 de julho às 19:30 horas vai acontecer  O Encontro Celebrativo dos Círculos Bíblicos
na Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.



O encontro que seria dia 26/06 foi transferido para o dia 03/07/2012.

Vamos divulgar para as comunidades e seus Círculos Bíblicos.
Será uma noite de reflexão sobre o Evangelho de João 20,24-29

Que Deus os iluminem hoje e sempre para construírmos juntos um mundo melhor
Abraços,
Silvia Alice.

O que é a Pastoral da Comunicação (Pascom) ?

A Pastoral da Comunicação (Pascom) é mais do que participar dos meios de comunicação, a fim de divulgar os eventos da Igreja, através de boletim, jornal, rádio, TV e redes socais (site,blog,etc) tem a missão de evangelizar e fazer interagir a comunicação entre pessoas, pastorais, comunidades como um todo, de uma forma acolhedora, tendo como mística a comunhão e a unidade.

Como nos define o Doc 57 da CNBB, 244 - " Pascom é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade".

Por que ter uma Pascom em sua comunidade?

-Para fortalecer a comunhão
-Divulgar eventos para toda a comunidade,
assim  como a paróquia  para dentro e fora dela.
-Para saber utilizar  a linguagem adequada  para cada meio.
-Levar a Boa-Nova a todos sem distinção,
sem separação, sem medos, sem preconceitos.
 
Se você tem interesse em participar da Pascom entre em contato conosco por e-mail ou telefone: 3365-0778
 
Em breve teremos Encontro de formação para novos agentes da Pastoral da Comunicação. Tema:" Comunidade em Cristo nas Redes Sociais". Faça já sua inscrição!

Para Refletir.

 "TAMANHO GG" ?
É uma história verdadeira.
Minha amiga trabalha em um brechó de um hospital, como voluntária.
Certo dia adentrou na loja uma certa "senhora bastante obesa", e de cara a minha amiga pensou que não tinha nada na loja na numeração dela. Se sentiu apreensiva e constrangida naquela situação, vendo a senhora percorrer as araras em busca de algo que minha amiga sabia que ela não encontraria.
Ficou angustiada, porque não queria que a senhora se sentisse mal pelo tamanho das peças de roupas, se sentindo excluída e fazendo a questão sobre o seu sobrepeso vir à tona de forma implícita.

Naquele momento minha amiga orou a Deus e pediu que lhe desse sabedoria para conduzir a situação evitando que a cliente se sentisse excluída ou humilhada na sua autoestima.

Foi quando o esperado aconteceu. A senhora se dirigiu à minha amiga e disse tristinha:
“É... não tem nada grande, não é?

E a minha amiga, sem até aquele momento saber o que diria, simplesmente abriu os braços de uma ponta a outra e lhe respondeu:

“Quem disse??? Claro que tem!! Olha só o tamanho desse abraço! - E a abraçou com muito carinho.

A senhora então se entregou àquele abraço acolhedor e deixou-se tomar pelas lágrimas exclamando:“Há quanto tempo que ninguém me dava um abraço.”
E chorando, tal qual uma criança a procura de um colo, lhe disse:“Não encontrei o que vim buscar, mas encontrei muito mais do que procurava".

E naquele momento, através dos braços calorosos de minha amiga, Deus afagou a alma daquela criatura, tão carente de amor e de carinho.

Quantas almas não se encontram também tão necessitadas de um simples abraço, de uma palavra de carinho, de um gesto de amor.

Será que dentro de nós, se procurarmos no nosso baú, lá nas prateleiras da nossa alma, no estoque do nosso coração, também não acharemos algo “grande” que sirva para alguém?

Um Grande Abraço

sábado, 23 de junho de 2012

Natividade de São João Batista

João Batista, filho de Isabel e Zacarias. Zacarias era sacerdote do Templo de Jerusalém. Isabel, sua esposa, era estéril. Mesmo com idade avançada, Deus lhe concedeu a graça da maternidade e Isabel ficou grávida de João. Deus transformou a esterilidade em fecundidade.

Todos se alegraram com a gravidez de Isabel. Este ambiente comunitário em que todos se envolvem com a vida dos outros, tanto na alegria como na dor, é o ambiente em que João nasceu, cresceu e recebeu a sua formação. Um ambiente assim marca a personalidade das pessoas pelo resto da vida.
Este ambiente comunitário é o que mais nos falta hoje.
O envolvimento da comunidade na vida da família de Zacarias, Isabel e João é tanto que os parentes e vizinhos chegam a interferir até na escolha do nome do menino. Querem dar ao menino o nome do pai: Zacarias. Zacarias quer dizer: Deus se lembrou. Talvez quisessem expressar a gratidão a Deus por Ele ter se lembrado de Isabel e de Zacarias e por ter-lhes dado um filho na velhice.
Mas Isabel intervém e diz: "Não! Ele vai se chamar João". Isabel não seguiu os costumes do lugar e escolheu um nome fora dos padrões normais. Por isso, os parentes e vizinhos reclamam: "Você não tem nenhum parente com esse nome!" Os parentes não cedem com facilidade e fazem sinais ao pai para saber dele como quer que o menino seja chamado. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: "O nome dele é João." Todos ficaram admirados, pois deviam ter percebido algo do mistério de Deus que envolvia o nascimento do menino.

É esta percepção que o povo teve do mistério de Deus presente nos fatos tão comuns da vida, que Lucas quer comunicar a nós, seus leitores e leitoras. Na sua maneira de descrever os acontecimentos, Lucas lê os fatos com o Raio-X da fé que revela o que o olhar comum não percebe. "No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou e ele começou a louvar a Deus... E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: ‘O que será que esse menino vai ser’”? 
João Batista tornou-se Profeta. Anunciou que depois dele viria Aquele que batizaria com o Espírito Santo. Convocou o povo a preparar os caminhos para acolher o Senhor. Para nós, hoje, trata-se de mudarmos o nosso modo de viver para revelarmos o Cristo que habita em nós e entre nós. João deu o seu testemunho e não quis ser maior que o Mestre. No exercício de sua missão aponta a quem devemos seguir. Ao ver Jesus, ele exclama: Eis o Cordeiro de Deus. É Ele quem tira o pecado do mundo.
Celebrar o nascimento de São João Batista é celebrar a vida de quem nos ensina a ser discípulo(a) e missionário(a) de Jesus Cristo.

                                                             Fraterno abraço.  Frei Fernando.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Um certo Galileu

Vejam a versão que foi acrescentada a música de padre Zezinho, Um Certo Galileu.
 Ele mesmo, Pe. Zezinho que acrescentou a pedido de um Bispo.

Música gravada para o Bota Fé.

Mais de 80 cantores católicos reunidos cantando o grande sucesso do Pe. Zezinho,scj "Nova Geração".

Música gravada para o Bota Fé, evento de acolhida da Cruz e do Incone de Nossa Senhora da Jornada Mundial da Juventude.




Bispos avaliam a 50ª Assembleia Geral da CNBB

O segundo dia, da reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, iniciou com uma missa presidida pelo núncio apostólico, dom Giovanni D'Aniello. Em seguida, no auditório, o núncio agradeceu o convite e disse que está rezando para o êxito da reunião.


O arcebispo de Florianópolis (SC), dom Wilson Tadeu Jönck, responsável pela avaliação dos bispos na 50ª Assembleia Geral, apresentou aos bispos do Conselho Permanente a avaliação final que os bispos fizeram da Assembleia. “Ao todo, os bispos avaliaram como muito positiva a histórica 50ª Assembleia Geral. Em quase todas as observações há cumprimentos à Presidência pela forma que conduziu a Assembleia avaliada muito positivamente”, enfatizou o arcebispo.
 
O assessor político da CNBB, padre Geraldo Martins, auxiliou o arcebispo esmiuçando os dados apresentados. Além disso, apresentou oito grupos de sugestões que os bispos fizeram para a escolha do tema do retiro para a 51ª AG. “Fé (tendo como grande motivação o Ano da Fé); Ministério Episcopal; Evangelização/Missão; Juventude; Discipulado; Espiritualidade; Igreja e opção pelos pobres e Palavra de Deus”, enumerou o assessor. Também fez um balanço sobra a Intranet, o orientador do retiro dos bispos e observações gerais e recomendações.

Fonte: CNBB






quarta-feira, 20 de junho de 2012

Meio Ambiente... RIO + 20

O que é a RIO + 20?
É a Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento Sustentável
Rio de Janeiro - RJ
De 20 a 22 de Junho de 2012.

Várias atividades foram realizadas em todo o País com o intuito de tornar a Conferência um instrumento eficaz na implantação de ações concretas para o bem da Vida no Planeta.

Por ocasião de um evento que aconteceu em São Paulo, Dom Paulo Evaristo, Cardeal Emérito de São Paulo, fez uma séria advertência:

"Mais do que uma crise ambiental enfrentamos uma crise civilizatória. Uma crise de valores sem precedentes na nossa civilização. Se exaure a natureza, assim, se exaure o homem, que são partes indissociáveis".

Acompanhe este momento de extrema importância para o futuro do planeta.

Leia mais em...

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/ambiente/2012/04/para-dom-paulo-evaristo-arns-mais-do-que-uma-crise-ambiental-o-planeta-enfrenta-uma-crise-civilizatoria

http://forumaparecida.blogspot.com.br/2012/04/para-dom-paulo-evaristo-arns-mais-do.html

http://rio20.net/pt-br/events/desconstruindo-a-crise-civilizacional-um-olhar-sobre-a-rio20/

Refletindo o Evangelho de Domingo



XII Domingo do Tempo Comum – Natividade de
São João Batista – 24/06/2012

“… pois a mão do Senhor estava com ele”(Lc 1,66b)

Neste XII Domingo do Tempo comum, estaremos Celebrando o nascimento de João, o filho do milagre realizado por Deus em Zacarias e Isabel, o Batista, o mais famoso primo de Jesus Cristo.
Sua convicção em viver as virtudes morais o leva a viver no deserto, em radical estilo de vida simples e proclamando uma poderosa mensagem de arrependimento de pecados.

João Batista é uma ponte entre a antiga e a nova aliança. Não chama para si nenhum mérito, mas, em suas atitudes, deixa claro que pretende diminuir-se para que o Messias cresça.

A ele cabe a identificação do Messias, quando diz: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. A voz do céu e a descida do Espírito Santo, em forma corpórea de pomba no dia do Batismo de Jesus Cristo, confirmam o que ele diz.

Aquele menino, de quem se especulava o destino, foi fiel até o fim. Na denúncia dos pecados dos poderosos é preso e decapitado. Mas, em sua curta existência, tinha participado ativamente do Projeto de Salvação, ajudando a mudar o curso da História da humanidade.

“João Batista, o arauto de Deus”.

Foi escolhido por Deus para ser o primeiro a cumprir esta Missão, preparar o caminho e anunciar a vinda de Jesus Cristo. Já no ventre de sua mãe, Isabel, foi Ungido por Deus com o Espírito Santo quando da visita de Nossa Senhora: "Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu ventre; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo" (Lc. 1,41)

“Bem-aventurados os filhos da promessa, gerados em consagração ao serviço do Senhor!” Fica muito claro que: “Deus não escolhe os capacitados, mas, capacita os escolhidos”. Falaram sobre João Batista, ainda menino: “Que será desse menino? Porque a mão do Senhor estava com ele.”(Lc. 1,66)

Para muitos ele era o Messias prometido! Foi enviado pelo Pai, sim! Mas, para ser o último profeta do que era velho e ser o primeiro profeta da restauração, para anunciar a vinda definitiva da Salvação.

A Missão do Batizado é exatamente esta: anunciar a "Boa Nova", "Evangelizar". Preparar o caminho do Senhor, para que todos vejam a Salvação de Deus.

Mas, apesar de sermos Batizados, termos a mesma Unção que João Batista, e até dizermos que somos Igreja, às vezes, agimos com a nossa própria ideologia, como se fossemos um "deus", o todo poderoso. Ou não temos a mínima noção do que o Batismo significa, ou ainda, não damos a menor importância à nossa Missão.

Vamos, pois, fazer "uma conversão realmente frutuosa", tomar São João Batista como exemplo e não dizer: "eu sou isso…" "sou aquilo…" "sou importante…" "sou… etc., etc., etc."

“Ide por todo mundo, anunciai o Evangelho!”


Fabiano Camara Bensi

Festa do Sagrado Coração de Jesus

Realizado na Paróquia Nossa Senhora da Conceição a Festa do Sagrado Coração de Jesus.
Confira os momentos do tríduo, procissão e missa.









terça-feira, 19 de junho de 2012

Os meios digitais na formação à vida consagrada e sacerdotal: oportunidades e riscos.

Queridas Irmãs! Queridos Irmãos!
A necessidade de formação continuada nos leva a criar ou incentivar oportunidades que favoreçam o nosso crescimento e nos dá instrumentais para a nossa missão.
Em parceria com nossas Irmãs Paulinas, convidamos vocês para um encontro com a Ir. Pina, Riccieri, fsp, doutora em Psicologia da Educação, que vem da Itália para uma palestra com o tema: 
Este é um grande desafio em nossas Casas de Formação e no trabalho com as crianças e jovens.
Ir. Maria Helena Lomeu
Presidente - CRB/RJ
Caso não esteja visualizando corretamente este e-mail, acesse aqui.
Programação cultural

domingo, 17 de junho de 2012

Pastoral da Sobriedade


Deus quer realizar milagres em nossas vidas.  
"Ouvi sua oração, por isso vou curar-te". (II Reis 20,4)

 
Semana Nacional Anti-Drogas  -17 à 24/06
 
Nesta semana em que se comemora a Campanha  Nacional Anti-Drogas  vamos promover marcar a data com uma programação que pode ser realizada em sua casa, no seu grupo de Auto-Ajuda, na sua Igreja, na sua comunidade.  

Programação:
Oração do terço da Sobriedade- 18h (todo os dias desta semana)

Local: Em sua casa,no grupo de autoajuda e na Igreja

Missa: Próximo domingo em sua paróquia com a participação de todos os agentes,dependentes  e co-dependentes

Visitas- Escolha uma família de dependente e faça  visita levando a palavra de Deus
1ª  Passo, partilhe e faça as orações.

CONSTRUIR O REINO, EM COMUNIDADE, É MISSÃO DE TODOS QUE ACOLHEM A
PALAVRA DE DEUS E SE COLOCAM NO SEGUIMENTO DE JESUS CRISTO.

"Revista Deus Conosco, junho /2012)
 

Pastoral da Sobriedade- Grupo de AutoAjuda
Reuniões todas as 2as feiras, às 19h30- Convento do Carmo
Podem participar dependentes do álcool, cigarro e outros tipos de drogas e dependências e também seus familiares.  
Mais infs: 92116117 /3365-0778
 

sábado, 16 de junho de 2012

Apostolado da Oração Celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus

Este ano, a tradicional Festa do Sagrado Coração de Jesus reuniu os fiéis para refletirem sobre o lema da Campanha da Fraternidade 2012 ,“Que a Saúde se Difunda sobre a Terra”, durante o tríduo realizado na Igreja Matriz, de 12 à 14 de junho.

Na sexta-feira (15), dia da Festa do Sagrado Coração de Jesus, a programação seguiu com missa solene
às 18h30, seguida de procissão pelo centro da cidade.

A missa festiva lotou a Igreja da Matriz, e contou com a participação do coral e da presença dos membros do Apostolado da Oração, além dos freis Donizeti e do pároco frei Fernando Bezerra Leite que presidiu a celebração eucarística.

O sacerdote lembrou aos devotos que Jesus era manso e humilde de coração.
-Esta festa significa o amor de Deus e a sua misericórdia para conosco, que essa deve ser a nossa maior devoção- explicou o frei.

Após as bênçãos finais, o povo se reuniu para confraternização debaixo da tenda, armada em frente a Igreja.

O bonito bolo estampava a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Foi uma verdadeira partilha com a presença de Jesus.

Texto: Dalizania Melo