sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Setembro Mês da Bíblia: “Discípulos Missionários a partir do evangelho de Marcos”


No Mês da Bíblia deste ano de 2012, a CNBB propõe o estudo do evangelho de Marcos com o tema: “Discípulos Missionários a partir do evangelho de Marcos” e do Lema “Coragem! Levanta-te, ele te chama!” (Mc 10,49).

Com esse objetivo frei Fernando Bezerra,juntamente com a pastoral que anima o círculo bíblico da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, reuniu um grupo de católicos para o estudo do tema assessorado pela Irmã Mercedes Lopes. O encontro de formação aconteceu de 27à 29 de agosto, às 19h30, na Igreja do Carmo.

- O evangelho de Marcos é um convite para arriscar-nos a viver a aventura de fazer caminho com Jesus- disse a irmã Mercedes. Ainda em sua palestra afirmou: “ Somente uma relação de profunda intimidade com Jesus de Nazaré pode nos levar a passos concretos no caminho do discipulado amoroso e radical, em comunidade.”

A irmã Mercedes Lopes tem livros publicados sobre o evangelista Marcos, juntamente com frei Carlos Mesters. Em sua passagem por Angra, além de proferir a palestra em preparação para o mês da bíblia , a irmã Mercedes visitou comunidades, o Clube de Mães e participou do Programa “Despertar em Cristo “na Rádio Angra.


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Exposição: “A Devoção à Imaculada Conceição”


O Museu de Arte Sacra abre as portas para contar a história da santa, desde 1632 na cidade

A prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), pela Gerência deAssuntos Religiosos, abre amanhã, 30, a Exposição "A Devoção à Imaculada Conceição"
no Museu de Arte Sacra. A mostra conta com imagens, objetos e peças sacras que contam a história da padroeira de Angra dos Reis desde a sua chegada em 1632.

A chegada da imagem a cidade tem uma história curiosa. Conta a lenda que em 1632, uma nau chegou a Angra dos Reis transportando uma bela imagem de Nossa Senhora da Conceição encomendada para a Matriz de Itanhaém - SP e, ao tentar seguir para o sul, o veleiro foi impedido pelo mau tempo junto a barra e retornou a vila.

Após três tentativas frustradas de partir, espalhou-se na região o boato de que Nossa Senhora não queria deixar a Vila de Angra, e o povo então exigiu da Câmara a compra da imagem, vendida então por um capitão da nau, temente a Deus e desejoso de continuar sua viagem, que após a venda da imagem, seguiu tranquila rumo a Itanhaém.

A exposição abre sexta-feira, 31 de agosto, às 10h, e permanece até o dia 31 de dezembro.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Iº Congresso Diocesano da RCC em Angra dos Reis


O Iº Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica de Itaguaí aconteceu entre os dias 24 à 26 de agosto, na sede da Igreja São José Operário, em Jacuecanga- Angra dos Reis.

“Apascenta minhas ovelhas”, João 21-15, texto bíblico escolhido pela comissão organizadora nacional da RCC do Brasil foi o tema do evento, que teve como propósito despertar a unidade e o aprofundamento da fé cristã.

Durante todo o dia de sábado e domingo, diversas palestras foram proferidas para formar e fortalecer os participantes de grupos de oração espalhados na região Costa Verde, desde Parati à Seropédica. De Campos, veio o Nelinho, como um dos palestrantes convidados , além de Ricardo Emílio, coordenador estadual da RCC, o cantor e deputado Márcio Pacheco, que animou o domingo com sua banda Dom, Rosana e Maria do Carmo de Barra Mansa. De Angra, a coordenadora Diocesana Maria do Carmo , responsável pela organização do evento , também proferiu a palestra com o tema principal: “Apascenta minhas ovelhas”.

O padre Maycon de Parati presidiu a missa de abertura às 19h30, sexta-feira(24) e na tarde de domingo(26), na Igreja São José Operário, após atender os carismáticos para confissões e aconselhamentos. Um dos jovens que participou do encontro disse que foi um momento maravilhoso de louvor, oração e de sentir o amor de Deus . “Volto para casa renovado”, declarou o jovem.

Texto e fotos: Dalizania Melo

O padre Maycon de Parati e os coroinhas no altar da Igreja São José Operário
Palestrantes no palco, Ricardo Emílio, Maria e William no baixo
Fabiano ficou responsável pelo lazer da criançada. Maquiagem foi uma das atrações
O cantor e missionário, Márcio Pacheco da banda Dom.
Maria do Carmo, coordenadora Diocesana da RCC de Itaguai
 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Reunião do CPP


Os(as) Coordenadores(as) das Comunidades, das Pastorais, dos Movimentos, dos Grupos, das Associações e Ordens Terceiras da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, estão convocados(as) para a Reunião do CPP.

Data: 27 de Agosto - Segunda Feira
Horário: 19:30 - Convento do Carmo.

Fraternalmente, Frei Fernando.

Curso Bíblico - Mês da Bíblia

Setembro - Mês da Bíblia - Está chegando. Preparando-se para melhor viver este mês dedicado à Palavra de Deus, a Paróquia oferece formação Bíblica com assessoria de Irmã Mercedes.

Data: 28, 29 e 30 de Agosto (Terça, Quarta e Quinta)
Local: Igreja do Carmo
Horário: 19:30

Obs.: Trazer Bíblia e material para anotação.

A participação é aberta a todos.

sábado, 25 de agosto de 2012

XXI Domingo do Tempo Comum - (Jo 6, 60-69)


O Evangelho deste domingo nos faz refletir sobre o desafio de seguir Jesus, O Cristo. Muitas pessoas se dizem cristãs, no entanto, suas ações não correspondem com a prática de Jesus Cristo.
No início de sua missão Jesus atrai multidões. Aos poucos, quando Ele fala da necessidade de aderir ao projeto do Pai, muitas pessoas da multidão se afastam D’Ele. Mas Jesus não muda o discurso quando a mensagem não agrada. Ele fala para revelar o Pai e não para agradar a quem quer se seja. Assume o risco de ficar sozinho, mas não faz aliança com pessoas que não se comprometem com o projeto do Pai.

Os discípulos rejeitam Jesus - João 6, 59-66

Em seu discurso Jesus se apresentou como um alimento que sacia a fome e a sede de todos aqueles e aquelas que buscam a Deus. A mesma privação por que passou o povo no deserto (Ex 16 e 17), quando faltaram comida e água. Diante da provação o povo caiu na tentação, duvidando da presença de Deus caminhando com eles.
Nesta mesma tentação caem os membros da comunidade do Discípulo Amado, duvidando da presença de Jesus na partilha do pão. Diante das palavras de Jesus "comer minha carne e beber o meu sangue", muitos da comunidade rejeitaram Jesus, murmurando igual ao povo do deserto (Jo 6,60). Eles tomam a decisão de romper com Jesus e com a comunidade, "voltando atrás e não andavam mais com ele" (Jo 6,66).

 A profissão de fé de Pedro - João 6,67-69

Diante da crise provocada por suas palavras e seus gestos, Jesus se volta para seus amigos e amigas mais íntimos, aqui representados pelos doze, e lhes pergunta se também o abandonarão (Jo 6,67). Pedro toma a palavra em nome do grupo e professa sua fé no Pão partilhado e na Palavra anunciada. Jesus é a Palavra e o Pão que saciam o novo povo de Deus (Dt 8,3).

Assim sendo, a partir desse texto, fica uma reflexão para nós:
“Não basta ter fé em Jesus. É preciso ter a mesma fé de Jesus”.
Ter fé em Jesus, significa realizar as mesmas ações que Ele realizou.  



Fraterno abraço. Frei Fernando.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Congresso da RCC da Diocese de Itaguaí.


A Renovação Carismática Católica da Diocese de Itaguai ,se reunirá nos dias 24,25 e 26 de agosto para um congresso de aprofundamento sobre a RCC no Brasil, na Igreja  da Paróquia Santíssima Trindade em Jacuecanga.
O evento que terá início às 8h da manhã deste sábado, contará com pregações, momentos de louvor e orações. A missa de abertura será nesta sexta-feira, às 19h30. Participe!




Seminários sobre Redes Sociais e a Igreja.


Estão  Abertas as Inscrições do Seminário de Comunicação e Igreja
Tema:  Comunicando pela rede em rede
 
As inscrições para o 4º SECOM- RIO Seminário de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro estão abertas na Diocese de Itaguaí. O encontro organizado pela PascomRegional Leste 1 será no dia 02 de setembro, domingo, na Rua Benjamim Constant, 23- 2ª andar- Glória- RJ
Custo por  participante: 20,00 (incluindo almoço)
Inscrições seguem até o dia 27 de agosto, próxima segunda-feira.
Interessados enviar e-mail: dalizania@gmail.com


Inscrições até dia 27/08 - Vagas limitadas
Os interessados favor contatar:
24- 3365-0901 / 92116117

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Encerramento da Semana Nacional da Família.

Confira as fotos que marcaram o encerramento da Semana Nacional da Família.
Caminhada e a missa das 9h, na Igreja do Carmo.
 

 

Encontro de Catequistas.

O Convento do Carmo recebeu neste domingo (19) catequistas de várias paróquias da região para o encontro diocesano.
Nas fotos, registramos a coordenadora Janete, Nilza na acolhida, Rosinha e João, e o grupo de catequistas que participaram do evento.
 

 

Festa da Lapa

Após a missa das 18h, na Igreja Matriz, celebrada pelo frei Fernando, os fíeis seguiram em procissão com a imagem de Nossa Senhora da Assunção até a Igreja da Lapa, onde aconteceu o encerramento da Festa da Lapa, com direito a bolo e refrigerante. Confira as fotos!




sábado, 18 de agosto de 2012

Festa da Assunção de Nossa Senhora da Assunção


Neste domingo, dia 19/08, dia dedicado à solenidade  da Assunção de Nossa Senhora, haverá missa às 18h na Igreja Matriz, seguida de Procissão até a igreja da Lapa, onde acontece o tradicional corte do bolo e show musical com a Banda Petrus.
O evento marca o encerramento da Festa da Lapa, que começou no dia 13 de agosto, com novena animada pelas pastorais da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Ato no Cristo Redentor com voluntários da JMJ Rio 2013 Recebe BANDEIRA OLÍMPICA


Acontece no Cristo Redentor no próximo domingo, às 9h da manhã, um ato inter-religioso para marcar a presença da bandeira olímpica, recém-chegada ao Estado. Cerca de 100 voluntários da JMJRio2013 estarão presentes no evento, vestindo a camisa da Jornada e segurando as bandeiras das diversas nações - incluindo a bandeira do Brasil, do Estado e do Município.

A presença de Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do COL da JMJRio2013, está confirmada e marcará a importância do primeiro evento significativo de muitos que a Cidade Maravilhosa sediará nos próximos anos.

A JMJRio2013 é um evento maior do que a soma de Olimpíadas e Copa do Mundo, prevê o afluxo de milhões de jovens do mundo todo (cerca de 190 países), já conta com a Fan Page em 18 idiomas (com cerca de 600 mil seguidores) e a participação de quase 45 mil voluntários, prometendo deixar um legado social, econômico, cultural e religioso de grande magnitude para o Brasil.

Festividades de Encerramento da Semana da Família


E...

NO DIA 19/08/12

ENCERRAMENTO DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

COM A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO:

08:00 - Concentração das Famílias e Povo em Geral
(Em frente da Ig. Matriz)

08:30 - Saída em caminhada até a Ig. do Carmo

09:00 - Missa na Ig. do Carmo

Venha participar com sua família.
Esperamos por vocês.


terça-feira, 14 de agosto de 2012

CNBB lança plataforma de evangelização para crianças

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança hoje, 14 de agosto, uma iniciativa inédita de evangelização para crianças de 2 a 8 anos de idade. O projeto chamado "Anjinhos do Brasil" é uma plataforma multimídia baseada em sete personagens infantis em forma de anjos. Cada um deles recebe o nome de uma virtude humana e, por meio de músicas, orações criadas especialmente para eles, e histórias ilustradas, transmitem os valores da Igreja à nova geração de católicos.

O site anjinhosdobrasil.com.br apresenta personagens de forma interativa, com músicas e jogos. A turma Anjinhos do Brasil tem ainda livros, adesivos e cartões.

Os primeiros personagens receberam nomes de virtudes - Coragem, Generosidade, Gentileza, Modéstia, Paciência, Presteza e Simplicidade - e vão contar histórias da Bíblia e da vida dos santos.

"Pais e padrinhos hoje têm pouco tempo para ficar com as crianças. Por isso aproveitamos esse momento pré-catequese", afirma o padre Valdeir Goulart, diretor-geral das Edições CNBB.

No lançamento dos “Anjinhos do Brasil”, a CNBB vai homenagear pessoas públicas que contribuíram para difundir valores cristãos, entre elas Renato Aragão, Roberto Carlos, Raí, Ana Maria Braga, Zilda Arns (in memoriam) e a beata Irmã Dulce (in memoriam).

O lançamento será no Museu de Arte Sacra de São Paulo, que fica na Avenida Tiradentes, 676 – Luz, e contará com a presença do arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis e do arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer.
Fonte: CNBB

domingo, 12 de agosto de 2012

Voto na cidade

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte

Fonte: CNBB


As eleições precisam ser oportunidade para uma ampla e profunda formação da consciência social e política. De modo especial, as eleições municipais devem favorecer essa formação, pois é o momento em que o cidadão exerce seu direito sagrado de escolher governantes para a cidade. Oportunidade de rara riqueza na formação indispensável da consciência política.

A tarefa de cultivar essa consciência não se restringe aos partidos políticos. Suas discussões e propostas configuram, incontestavelmente, um capítulo importante nesse processo. No entanto, a dimensão partidária tem uma inevitável limitação. Muitas vezes, é carente de uma visão mais global. É óbvio que a discussão plural proporcionada pela dimensão partidária da política tem sua contribuição própria. Contudo, é preciso cuidado para reconhecer o que entra nesta dimensão pela porta dos interesses grupais, dos engenhos produzidos em função de pretensões pessoais e meramente partidárias. Situações que podem comprometer a lisura de processos e, sobretudo, atrapalhar o desenvolvimento da cidadania.

Neste processo das eleições municipais é preciso que instituições e segmentos da sociedade ofereçam contribuições para aproveitar o potencial educativo próprio deste momento importantíssimo. Somente a movimentação partidária, por meio da propaganda eleitoral gratuita, do corpo a corpo pedindo votos ou mesmo pelos debates e notícias veiculadas pela mídia, não se consegue alcançar essa meta educacional. Basta avaliar situações concretas como aquelas em que o eleitor interrogado não se lembra em quem votou na eleição anterior, ou mesmo agora, desinformados quanto aos cargos eletivos postos em sufrágio nas eleições municipais 2012.

Na verdade, a propaganda eleitoral, como instrumento de informação, discussão e confronto para formar a opinião pública, muitas vezes é até desinteressante. As razões desse desinteresse são muitas. Ter como objetivo exclusivo angariar votos e candidaturas de personagens que não se encaixam bem no quadro da política partidária, são alguns dos exemplos dessas razões que desestimulam o interesse. Importa, portanto, o entendimento a respeito das eleições municipais como um momento de cidadania que requer a participação de todos, com especial atenção aos jovens. As bases cidadãs, estimulando o interesse pelo bem comum, devem ser edificadas até mesmo nas crianças.

Feliz Dia dos Pais


Queridos pais, que Deus vos abençoe neste dia especial.

Recebam de nós freis Carmelitas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Angra dos Reis, nossos
cumprimentos e nossos parabéns. Contem com nossas orações e nosso apoio para que possam viver plenamente esta vocação a que Deus os chamou: SER PAI.

PARABÉNS!!!

Frades Carmelitas - Paróquia Nossa Senhora da Conceição -  Angra dos Reis - RJ

                    




sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Adoração ao Santíssimo Sacramento

     
Data: 11 Agosto (Sábado)
Horário: de 08 ás 16 horas
Local: Igreja Matriz

Responsáveis:

08:00 ás 09:00 - Pastoral Familiar e E.C.C
09:00 ás 10:00 - R.C.C
10:00 ás 11:00 - Pascom / Past. Dízimo / P. Povo Rua / P. Mulher e M.C.C
11:00 ás 12:00 - Juventude ( Grupo Jovem da Paróquia)
12:00 ás 13:00 - Ministério da Comunhão
13:00 ás 14:00 - Catequese Paroquial
14:00 ás 15:00 - Pastoral Batismo e Pastoral Saúde
15:00 ás 16:00 - Apostolado da Oração

" Família : Berço da Vida e Base da Sociedade".

CNBB divulga mensagem aos Diáconos Permanentes do Brasil

Hoje, sexta-feira, 10, a Igreja recorda o "dia do diácono", na festa de São Lourenço, diácono, mártir e patrono dos diáconos. Para destacar a importante data, o Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom Pedro Brito Guimarães, enviou nesta terça-feira, 7, uma mensagem para saudar a todos os que exercem o diaconato permanente no Brasil.

Na mensagem, Dom Pedro destaca que a "diaconia da Igreja decorre da sua íntima união à missão do próprio Cristo", que se coloca na condição de Servo. Portanto, afirma o bispo, "quem aceita seguir Jesus, como seu discípulo, assume a condição de servo, com a vocação de servir”.


Queremos aqui agradecer aos nossos Diáconos Nei Campos e Evilázio por sua doação e dedicação ao serviço da nossa igreja, Que Deus ilumine a caminhada de vocês!

 





















Leia abaixo a mensagem na íntegra:

Agenda Cultural dos Museus em Angra

A Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar) programou novos horários de funcionamento dos espaços culturais de Angra dos Reis, que são atrativos tanto para a população como para os turistas que visitam a cidade.

Programação:

Museu de Arte Sacra

De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h

Sábados e domingos, das10h às 12h e das14h às 16h

*Durante o mês de agosto o museu estará fechado em função da preparação para a Festa de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte.

Convento São Bernardino de Sena

De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h

Sábados e domingos, das10h às 12h e das14h às 16h

Fonte: Cultuar

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Semana da Família na Paróquia

Conselho Pastoral Paroquial- CPP

Integrantes do Consellho Pastoral Paroquial realizaram uma reunião, na última terça-feira
no Convento do Carmo para apresentar o Estatuto do CPP às lideranças paroquianas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Alguns pontos foram avaliados pelos coordenadores de pastorais, representantes de comunidades e movimentos, a fim de incrementar o documento apresentado, que visa valorizar a cooperação mútua entre os agentes missionários, além de valorizar os serviços da Igreja e melhorar o apoio ao clero.

O CPP é formado pelos seguintes conselheiros:

Presidente do CPP - Frei Fernando Bezerra Leite
Coordenadora - Maria Helena Ferreira
Vice - Paulo Salomão Daher
Secretário - Sandro Nunes

Serviço do CPP : Infs.: 3365-0778


Arraiá da Esperança.

Aconteceu neste fim de semana, o Arraiá da Esperança, realizado pelo Grupo Jovem Esperança do Amanhã da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Após a missa das 18 e 20h o grupo apresentou a tradicional quadrilha, em frente a Igreja, onde também foi montada a quermesse com os deliciosos caldos, doces e salgados.
Foi um sucesso o arraiá. Parabéns a todos que apoiaram prestigiaram o evento.
Como é bom ver os jovens motivados em Cristo Jesus!







Semana Cultural Maestro Galloway


A VII Semana Cultural Maestro Galloway, realizada em Angra dos Reis de 02 a 5 de agosto foi um verdadeiro espetáculo.O evento “in memoriam” ao  músico Beverley Gerard Maxwell Galloway teve início no dia 02, às 19h30, com missa na Igreja do Carmo animada pelo Coral Imaculada Conceição da Paróquia do centro da cidade.

Dos grupos que se apresentaram na Igreja Matriz, em homenagem ao saudoso maestro, foram: a  Orquestra de Flauta Doce do Peti (Rio Claro), Grupo Flor do Canto (Rio de Janeiro), Coro Nheengarecoporanga do CDDH- Petrópolis, o Madrigal da Ilha do Governador, Orquestra de Cordas de Volta Redonda (foto) e  Grupo Coral do Rio de Janeiro,Coral da PUC-Rio e Coral Clave de Amor, de Angra dos Reis, que encerrou a programação.

O ex- maestro Gerard Galloway, nasceu na Inglaterra, em 6 de agosto de 1937, e teve formação em línguas, artes cênicas e música. Chegou ao Brasil em 1961 participando de uma missão cultural e teve o primeiro contato com Angra dos Reis, onde viveu seus últimos anos.  

Texto e Fotos: Dalizania Melo

Nas fotos, os jovens músicos do Coral Projeto "Volta Redonda Cidade da Música", que se apresentaram na Matriz
 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Reunião do CPP - Conselho Pastoral Paroquial


Os(as) Coordenadores(as) das Comunidades, das Pastorais, dos Movimentos, dos Grupos, das Associações e Ordens Terceiras da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, estão convocados(as) para a Reunião do CPP.

Data: 07 de Agosto -  Terça Feira
Horário: 19:30 - Convento do Carmo.

Fraternalmente, Frei Fernando.

Pascom Promove Encontro de Formação para Agentes Pastorais

Aconteceu neste domingo no convento do Carmo, as oficinas de web para formação de Agentes pastorais promovido pela Pascom, com o tema Evangelizar através dos meios de Comunicação (Redes Sociais).  



Equipe da Pascom e do E.c.c se preparando para os trabalhos.
Equipe na Recepção e Acolhida aos Inscritos.
Equipe se Preparando para dar início as oficinas.
Um delicioso café da manhã na chegada.
Diácono Nei iniciando com Oração da manhã.
Dalizânia apresentando a Pascom.
Apresentação vídeo com irmã Élide
Rodrigo Paim iniciando Oficina sobre as redes sociais.
Este assunto foi de interesse geral
Todos Atentos.
Nosso endereço eletrônico ficou mais fácil, matrizangra.com.br

Aquele cafezinho delicioso no intervalo.