terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vigília em preparação a JMJ 2013.

Celebrando o Ano da Fé e vivenciando este tempo de reflexão da Campanha da fraternidade, aconteceu no dia 23 de Fevereiro, na Igreja de N. S. Aparecida, Balneário, a 1° Vigília em preparação a Jornada Mundial da Juventude 2013 do Regional Angra-Paraty, Diocese de Itaguaí.
VEJA COMO FOI E TODAS AS FOTOS: 

 http://pjcristo.blogspot.com.br/2013/02/aconteceu-1-vigilia-jmj-em-angra-dos.html




domingo, 24 de fevereiro de 2013

Segundo Domingo da Quaresma - Lc 9, 28-36

A TRANSFIGURAÇÃO

No texto de hoje, Lucas descreve a Transfiguração. Têm momentos na vida em que o sofrimento é tanto, que a gente chega a pensar: "Deus me abandonou! Não está mais comigo!" E de repente a gente descobre que Ele nunca tinha ido embora, mas que a gente mesma estava com os olhos vendados, sem enxergar a presença dele. Aí, tudo muda e fica transfigurado. É a Transfiguração!
SITUANDO

O novo vai abrindo caminho, a transformação vai acontecendo. As tensões entre o Novo e o Antigo foram crescendo. No fim, Jesus fez um levantamento e percebeu que ninguém tinha entendido a sua proposta. O povo o imaginava como João Batista, Elias ou algum dos antigos profetas (Lc 9,18-19). Os discípulos o aceitavam como Messias, mas como Messias glorioso, bem de acordo com a propaganda do Governo e da religião oficial do Templo (Lc 9,20-21). Jesus tentou explicar aos discípulos que o caminho previsto pelos profetas era o caminho do sofrimento, como consequência do compromisso assumido com os excluídos, e que o discípulo só poderia ser discípulo se carregasse a cruz atrás dele (Lc 9,22-26). Mas não teve muito êxito. É neste contexto de crise que acontece a Transfiguração.

COMENTANDO
1. Lucas 9,28: O momento da crise
Várias vezes, Jesus já tinha entrado em conflito com as autoridades. Ele sabia que não iriam deixá-lo fazer o que estava fazendo. Mais cedo ou mais tarde, iriam prendê-lo. Pois, dentro daquela sociedade, o anúncio do Reino, do jeito que era feito por Jesus, não seria tolerado. Ou ele voltava atrás, ou seria morto! Não havia outra alternativa. Jesus não voltaria atrás. Por isso, a cruz aparece no horizonte, já não como uma possibilidade, mas sim como uma certeza (Lc 9,22). Junto com a cruz aparece a tentação de seguir pelo caminho do Messias Glorioso e não pelo caminho do Servo Crucificado. Nesta hora difícil, Jesus sobe a montanha para rezar, levando consigo Pedro, Tiago e João.

2. Lucas 9,29-31: Durante a oração
Enquanto reza, Jesus muda de aspecto e diante dos discípulos aparece glorioso, do jeito que eles o imaginavam. E junto com Jesus na mesma glória aparecem Moisés e Elias, os dois maiores do AT, que representavam a Lei e os Profetas. Eles conversam com Jesus sobre "o êxodo a ser completado em Jerusalém". Assim, diante dos discípulos, a Lei e os Profetas confirmam que Jesus é realmente o Messias Glorioso, prometido no AT e esperado pelo povo. Mas confirmam também que o caminho para a glória passa pela travessia dolorosa do "Êxodo". O êxodo de Jesus é a sua paixão, morte e ressurreição. Pelo seu êxodo, ele vai quebrar o domínio da propaganda do governo e da religião oficial, que mantinha todos presos dentro da visão do Messias glorioso nacionalista. Jesus vai libertar o povo da Cruz. Parece que a fala da cruz não agrada. Eles querem é segurar o momento da glória no alto do Monte e se oferecem para construir três tendas.

3. Lucas 9,32-34: A reação dos Discípulos
Eles estavam dormindo e só acordaram no fim. Ainda puderam ver um restinho da glória de Jesus, mas não escutaram a conversa sobre o êxodo. Como acontece conosco tantas vezes, eles escutaram só aquilo que lhes interessava. O resto escapou da atenção deles! E agora, acordando, falam bobagem, ficam com medo e não querem mais descer. Toda vez que se fala da cruz, tanto no Monte da Transfiguração como no Monte das Oliveiras (Lc 22,45), eles dormem. Gostam mais da glória do que da cruz. Parece que a fala da cruz não agrada. Eles querem é segurar o momento da glória no alto do Monte e se oferecem para construir três tendas.

4. Lucas 9,35-36: A voz do Pai
A voz do Pai sai da nuvem e diz: "Este é o meu filho, o eleito, ouçam-no". Com esta mesma frase o profeta Isaías tinha anunciado o Messias-Servo (Is 42,1). Depois de Moisés e Elias, agora é o próprio Pai que apresenta Jesus como Messias-Servo que chega a glória através da cruz. No fim da visão, Moisés e Elias desaparecem e só fica Jesus. Isto significa que, daqui para frente, quem interpreta a Escritura e a Vontade de Deus para o povo será Jesus, só ele! Ele é a Palavra de Deus para os discípulos: 'Ouçam-no!'

ALARGANDO
A Transfiguração é narrada em três Evangelhos: Mateus, Marcos e Lucas. Sinal de que este episódio tinha uma mensagem importante para as primeiras comunidades. Ela foi uma ajuda para superar a crise que a cruz e o sofrimento provocaram nos discípulos e discípulas. A Transfiguração continua sendo ajuda para superar a crise que o sofrimento e a cruz provocam hoje. Os três discípulos dorminhocos são o espelho de todos nós. A voz do Pai diz a eles e a nós: "Este é o meu filho, o eleito, ouçam-no!"
 Texto extraído do Livro "O AVESSO É O LADO CERTO: Circulos Bíblicos sobre o Evangelho de Lucas". Autoria de Carlos Mesters e Mercedes Lopes. CEBI/Paulinas.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Frei Reinaldo em nova missão

“ Eis-me aqui, envia-me “.
(Campanha da Fraternidade 2013)
 
Nós vos louvamos e bendizemos, ó Deus, porque por inefável desígnio da vossa misericórdia, enviastes ao mundo vosso Filho, para libertar os homens da escravidão do pecado, derramando seu sangue, e enriquecê-los com os dons do Espírito Santo. Tendo vencido a morte, e antes de subir a vós, ó Pai, Ele enviou os apóstolos, representantes do seu amor e do seu poder, para anunciarem o Evangelho da vida a todos os povos e a batizarem as pessoas na água da salvação. Fazei que suas palavras sejam o eco da voz de Cristo, capazes de atraírem para a obediência do Evangelho, aqueles que as escutarem.

Tendo como fundo esta ordem do Senhor: “ Ide e evangelizai a todos os povos ”, e tendo em mente este apelo da campanha da fraternidade de 2013 : “ Eis-me aqui, envia-me, ” e por estar também sempre a serviço da Província e da Igreja, é que hoje venho dar um até breve a todos vocês da nossa paróquia e de nossas comunidades.

O trabalho em Angra foi maravilhoso, apesar de ter permanecido apenas sete meses, acredito ter sido um tempo suficiente para conhecer as pessoas que frequentam a missa conosco. Hoje, sou chamado a ser fermento, sal e luz em Palmas. Esta a missão que temos pela frente, o de estar disponível sem escolher hora, dia e lugar. Isto nos faz sermos missionários do reino e para o reino.

Saio de Angra com muita amizade entre todos, principalmente com os confrades. Foi muito bom poder ter esta oportunidade de formar comunidade aqui. Agora é olhar para frente... bem lá na frente onde o Senhor nos chama  e responder: “ Eis-me aqui Senhor para fazer a tua vontade. O Senhor é o pastor que me conduz ”.

Que Deus abençoe a todos nós.  

Deixo um fraterno abraço: Frei Reinaldo OC

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Hora Santa

Os membros do Apostolado da Oração da Paróquia Nossa Senhora da Conceição estiveram reunidos nos dias de carnaval para o momento da Hora Santa, diante do santíssimo no altar na Igreja Matriz, de 16 à 17h.
Momento de fé, paz e verdadeira alegria na presença de nossos Senhor Jesus Cristo! 
Confira as fotos!



13-02-2013: Rádio Vaticana

Acolhido com um longo aplauso, Bento XVI deu início à audiência geral desta manhã,explicando de novo as razões que o levaram a renunciar ao ministério petrino.
Estas as suas palavras:
                                                                                


                                    
Caros irmãos e irmãs,
Como sabeis, decidi renunciar ao ministério que o Senhor me confiou a 19 de abril de 2005.
Fi-lo em plena liberdade, para o bem da Igreja, depois de ter rezado longamente e de ter examinado diante de Deus a minha consciência, bem consciente da gravidade dessa ato, mas também consciente de já não estar em condições de prosseguir o ministério petrino com aquela força que ele exige. 


Sustenta-me e ilumina-me a certeza de que a Igreja é de Cristo, o qual nunca fará faltar a sua guia e o seu cuidado. 

Agradeço a todos pelo amor e pela oração com que me tendes acompanhado. (aplausos).
Obrigado, senti quase fisicamente nestes dias nada fáceis para mim, a força da oração que o amor da Igreja, a vossa oração, me traz.
Continuai a rezar por mim, pela Igreja, pelo futuro Papa.
O Senhor o guiará.

Papa Bento XVI.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Quarta Feira de Cinzas.

A Igreja Católica inicia na próxima quarta-feira, dia 13 de fevereiro de 2013, o Tempo da Quaresma, período de preparação para a festa da Páscoa que, com a morte e ressurreição de Jesus, tornou-se o grande referencial da nossa fé, o dia da vitória da Vida sobre a morte. A Quarta-feira de Cinzas marca, também, no Brasil, o início da Campanha da Fraternidade.

1. A Quaresma é o período de 40 dias que começa na quarta-feira de Cinzas e termina na véspera do Domingo de Ramos, este ano no dia 1º de abril, quando tem início a Semana Santa. Nesses 40 dias, somos convidados a reviver a experiência dos 40 anos de travessia do deserto pelo povo de Israel e os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar a sua Missão. Somos convidados a três atitudes que são os pilares da vida cristã: a Oração, relação do homem com Deus; o Jejum, relação do homem consigo mesmo; e a Caridade, relação do homem com o próximo. É um tempo rico de reflexão sobre a nossa vida, buscando valorizar o que temos feito de bom e dar um novo caminho ao que temos feito de ruim ou deixado de fazer. É o convite à conversão.

2. O nosso calendário civil é definido a partir da Festa da Páscoa, por isso a Quaresma varia de ano para ano. A festa da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do início do outono. Neste ano de 2013 o outono começa no dia 20 de março e a primeira lua cheia acontece no dia27 de março. Assim, a Festa da Páscoa acontece no domingo seguinte, dia 31 de março. A partir desta data são definidas a Semana Santa, a Quarta-feira de Cinzas e, também, o Carnaval. A festa da Páscoa era primitivamente um ritual realizado por pastores que, para proteger as suas famílias e seus rebanhos dos espíritos maus, matavam um cordeiro e tingiam a entrada das tendas com o seu sangue. Por volta de 1250 anos antes de Cristo, esse ritual adquiriu um novo sentido, com a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito. Depois, com a ressurreição de Jesus, a Páscoa se tornou a 
principal festa dos cristãos, lembrando que Deus liberta seu povo através de Jesus Cristo, o novo 
cordeiro pascal.

3. Na Quarta-feira de Cinzas, nas missas celebradas nas Paróquias e Comunidades, se benzem e 
impõem as cinzas feitas de ramos de oliveiras ou palmeiras, bentos no Domingo de Ramos do ano
 anterior. Em procissão, os cristãos e cristãs recebem na fronte um pouco dessas cinzas para expressar o desejo e votos de assumir o processo de conversão que se iniciou no Batismo, por uma vida de oração, esmola e jejum. As cinzas nos lembram que todo orgulho, prepotência, bens materiais não são nada mais do que cinzas após a morte. Conscientes de nossa pequenez, somos chamados a ser agentes de transformação de uma sociedade injusta, desigual e violenta, através de obras, ações, do amor que 
entrega a própria vida pela vida do outro.

4. A Quarta-feira de Cinzas abre a Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB desde 1964,
 destacando uma situação da realidade social para a reflexão das comunidades e de toda a sociedade.
 O tema deste ano é Fraternidade e Juventude e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf, Is 6,8), 
querendo propiciar caminhos para o protagonismo dos jovens no seguimento de Jesus Cristo, na 
vivência eclesial e na construção da vida, por meio de um encontro pessoal com Jesus Cristo, do 
fomento à participação ativa na comunidade eclesial e da sensibilização para que sejam agentes 
transformadores da sociedade e protagonistas do bem comum.

Em todas as Paróquias e Comunidades da nossa região haverá Missa na Quarta-feira de Cinzas.

Missa de Quarta-Feira de Cinzas.

Nesta quarta-feira haverá missa às 7h30, na Igreja Matriz e 19h30 na Igreja do Carmo.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Vamos nos empenhar neste carnaval na campanha contra o alcoolismo.

Sobriedade e Paz, Só Por Hoje, Graças a Deus!
Vamos nos empenhar neste carnaval na campanha contra o alcoolismo.
Para que no próximo carnaval tenhamos mais discípulos missionários e não o aumento de dependentes do álcool.
Agente é o caminho que a gente faz:
- Quem no carnaval do ano passado começou a usar drogas, hoje é viciado.
- Quem no carnaval do ano passado começou a seguir Cristo, hoje é discípulo missionário.
- Quem começar hoje a seguir mais profundamente a Cristo, no ano que vem será
Amigo de Jesus.
¨Já não vos chamo mais de servos, mas de amigos, diz Jesus.
( Medite...)

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.
Espiritualidade é um jeito de viver com Deus!

“Sobriedade é uma nova maneira de viver”.
Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade para dependentes e familiares
Reuniões todas as 2as feiras, no Convento do Carmo, às 19h30-Angra

sábado, 9 de fevereiro de 2013

V Domingo do Tempo Comum - Lc 5, 1-11

Neste quinto domingo do tempo comum, a liturgia nos apresenta a passagem do evangelista Lc 5, 1 – 11 que narra a grande metamorfose na vida dos discípulos.  O evangelho narra a pesca milagrosa que tornou-se uma espécie de parábola da missão dos discípulos.

É bom lembrar da música que diz: “ Há um barco esquecido na praia, já não leva ninguém a pescar... “  Por que não pesca mais? Porque doravante os discípulos de Jesus passariam a serem pescadores de seres humanos. Passariam a servir a um novo patrão: Jesus. A quem servimos nos dias de hoje? É preciso deixar Jesus encher a nossa vida, pois é Ele quem sabe onde e quando a rede deve ser lançada e quem necessita ser atraído para o reino.

É preciso obedecer a Jesus. Foi o que fizeram os profissionais da pesca, que apesar de suas habilidades, voltaram sem resultado. Mas, confiando na palavra de Jesus, o resultado foi espetacular. Obedeceram a ordem: “ Lançai vossas redes.” Depois de tanto peixes, eles continuaram a jogá-la, não mais no mar da Galiléia, mas no mar do mundo onde se encontra a humanidade a ser apanhada pela rede do reino. 

A partir daí, tudo mudou na vida desses homens. Foram corajosos e deixaram os laços afetivos de família, deixaram à profissão, os projetos pessoais e tudo o mais foi deixado de lado porque agora o maior tesouro, o maior amigo, eles encontraram: Jesus. 

A decisão dos primeiros discípulos foi um salto no escuro. Aliás, se quisermos servir ao reino é preciso fazer o mesmo, ou seja, ser prestativo e ter uma profunda confiança em Jesus que permite que lancemos as redes na aventura do serviço ao Reino.

Diante da cena da pesca milagrosa, cabe fazer uma pergunta: a quem queremos servir? Ao mundo ou a Jesus? Oxalá a opção por Jesus seja a nossa escolha e que digamos sempre: “ eis-me aqui Senhor para fazer a tua vontade“. Sejamos pescadores do reino e para o reino, agindo assim estaremos construindo a paz entre nós.

Frei Reinaldo.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Aos queridos e amados irmãos e irmãs da Pastoral da Sobriedade.

A pastoral da sobriedade da Arquidiocese de Niterói está participando na formação
Deste projeto com Arquidiocese de S. Sebastião do RJ para a JMJ que deixará este
legado Social para o Papa Bento XVI.
Jornada da Juventude deixará polo de tratamento de dependentes em drogas como legado social.

O Globo

Projeto será parceria com o SUS e terá cem leitos em hospital da Tijuca

RIO - A Arquidiocese do Rio quer transformar até cem leitos do Hospital da Ordem Terceira da Penitência, na Tijuca, em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), em um polo de tratamento de viciados em crack que necessitarem de internação.

A proposta, anunciada nesta quinta-feira, faz parte de uma série de medidas para tentar conter o avanço do consumo da droga, que o Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) planeja como legado social do evento. A Jornada da Juventude será realizada entre os dias 23 e 28 de julho deste ano.

A implantação do legado social de combate ao crack acontecerá em várias frentes durante o ano. Em comunidades carentes, a prevenção será intensificada com campanhas de esclarecimento por meio da exibição de vídeos, distribuição de materiais educativos e palestras de especialistas. Além disso, as ordens religiosas que já atendem a dependentes com crack estão se organizando para criar uma espécie de cadastro único. A abertura de leitos será a última etapa.

— O cadastro dará agilidade no momento que um médico diagnosticar se o paciente precisa de atendimento ambulatorial ou de internação para tratamento. A dependência, muitas vezes, é física, química e psicológica. Às vezes cuidamos do químico e nos esquecemos do psicológico — explicou o padre Manuel de Oliveira Manangão, diretor de legado social da JMJ.

Um dos polos de atendimento inicial dos usuários será um prédio da Arquidiocese do Rio em São Cristóvão criado para consultas e distribuição de medicamentos para a população de rua. O vice-presidente da JMJ, dom Antônio Dias Augusto Duarte, contou que nos últimos anos vem sendo constatado entre os pacientes um aumento também no número de dependentes de crack.

— Os números não estão fechados, mas podemos chegar a até cem leitos em parceria com o poder público. A oferta seria aumentada gratuitamente a partir de um programa piloto que poderia contar com cerca de 20 leitos, estimou Dom Antônio.

Antes do Hospital da Tijuca, o COL chegou a discutir com o estado a cessão das instalações do Hospital São Sebastião ou do Hospital Anchieta, no Caju, que estão desativados. Mas desistiu porque os imóveis estão invadidos.

Peregrinos

O anúncio foi feito nesta quinta-feira durante um balanço do arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, dos preparativos para a JMJ no Centro de Estudos do Sumaré.

A pastoral da sobriedade da Arquidiocese de Niterói está participando na formação deste projeto com Arquidiocese de S. Sebastião do RJ para a JMJ que deixará este

legado Social para o Papa Bento XVI.

Em Angra o Grupo de AutoAjuda da Pastoral da Sobriedade funciona todas as 2as feiras, às 19h30, no Convento do Carmo

Participa a família, o dependente e os agentes de pastorais. Venha conhecer!