terça-feira, 30 de abril de 2013

Missa em Ação de Graças pelo Dia do Trabalhador(a)

Neste dia 01 de Maio,
dia dedicado ao(à) trabalhador(a)
será celebrada Missa em ação de graças.

Local: Igreja Matriz
Horário: 19:30

"Em tudo dai graças ao Senhor"
(1Tessalonicenses 5, 18)

Venha agradecer a Deus pelo seu trabalho celebrando conosco.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Confirmada visita do Papa a Aparecida. Programa oficial será divulgado em maio

O responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, confirmou nesta quarta-feira,24 de abril, a visita do Santo Padre ao Santuário Nacional em Aparecida (SP). Gasbarri, acompanhado pelo Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’ Aniello, e outros representantes da comitiva responsável pela visita do Pontífice ao Brasil, estiveram reunidos no Santuário Nacional para acertar detalhes dos possíveis itinerários da passagem do Papa Francisco ao santuário mariano.

Estavam presentes na reunião, entre outros, o Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, o Bispo auxiliar, Dom Darci Nicioli, o Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Organizador Local da JMJ (COL), Dom Orani João Tempesta, e representantes das Forças Armadas e da Polícia Federal.

Em entrevista ao Portal A12, Dom Raymundo afirmou que Alberto Gasbarri “ficou impressionado pelo que viu, uma vez que já conhece Aparecida”.

O Cardeal afirmou que o Santo Padre irá a Aparecida, mas ainda não há confirmação da data e da programação: “Podemos confirmar que o Santo Padre virá a Aparecida. A divulgação oficial da visita do Santo Padre, tanto no Rio de Janeiro como em Aparecida, será feita em maio, quando teremos essa informação oficial”.

O Arcebispo de Aparecida falou também sobre a alegria que a visita do Pontífice despertará nos devotos da Mãe Aparecida: “Creio que os devotos da Mãe Aparecida, da Campanha dos Devotos e todos os brasileiros estarão felizes com essa visita e acorrerão para Aparecida para acolher e receber o Santo Padre, o papa Francisco, que irá trazer sua palavra e sua bênção”.

O programa oficial da viagem do Papa ao Brasil será divulgado no dia 7 de maio.
Fonte CNBB.

Símbolos da JMJ chegam ao Estado do Rio de Janeiro

Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora viajam pelo Brasil desde o dia 18 de setembro de 2011, e na tarde do domingo, 21 de abril, chegaram ao município de Itatiaia, na diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, dando início a peregrinação dentro do Estado do Rio de Janeiro.

Acolhidos por todos os fiéis diocesanos ainda na Via Dutra, os Símbolos foram carregados em procissão pelas ruas da cidade por jovens, adultos e idosos, numa grande demonstração de fé e devoção, até o Estádio Municipal Antônio Corrêa, onde foi celebrada uma missa presidida pelo bispo da diocese, dom Francisco Biasin, e concelebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, pelo diretor executivo do Setor Pré-Jornada do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, padre Jefferson Gonçalves de Araújo, e por diversos sacerdotes da diocese.

“Vocês não podem imaginar a alegria que toma conta do nosso coração desde Aparecida quando todos nós juntos, eu e diversos jovens representantes de nossa diocese, recebemos a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, no Santuário. Foi um momento inesquecível assim como também está sendo para todos nós este momento aqui em Itatiaia”, destacou dom Biasin.

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, disse que a diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, através da recepção dos Símbolos da JMJ, realizada em Itatiaia, demonstra todo o acolhimento que o Estado do Rio de Janeiro, em especial, a cidade, terá para com os peregrinos que virão participar da Jornada Mundial da Juventude entre os dias 23 e 28 de julho.
“Essa Cruz já percorreu quase o mundo inteiro e foi entregue aos jovens para que eles levem a mensagem de Jesus Cristo a todos os povos e nações. Em setembro de 2011 ela chegou em São Paulo e a partir daí percorreu todo o país passando por igrejas, praças, instituições, escolas, universidades, unidades prisionais, comunidades indígenas, entre outros. Eis que já próximos da Jornada não só a Cruz, mas também o Ícone de Nossa Senhora, chegam em terras fluminenses e pelo calor da acolhida já temos uma mostra do acolhimento que faremos durante a JMJ, destacando assim esse sinal do povo fluminense que acolhe a todos e sabe que em Cristo Jesus está a nossa salvação”, ressaltou Dom Orani.

Durante a homilia dom Francisco Biasin explicou o verdadeiro significado que os símbolos da JMJ trazem em si: “Se esta Cruz pudesse falar ela poderia repetir aquilo que João disse (Apocalipse 7,9): ‘Eu, João, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar’. De fato, esta Cruz viu milhões de jovens e fiéis não só católicos, mas também de outras igrejas e religiões, tornando-se esse símbolo carregado de significado, de modo especial, para a juventude de todas as expressões culturais, pois esta Cruz carrega as cruzes da juventude. Acolhemos junto com a Cruz o Ícone de Nossa Senhora, porque não é possível separar Jesus de sua mãe. Maria foi mãe e escolhida para acompanhar, formar e ensinar Jesus humanamente falando e muitas das atitudes que vemos em Jesus também encontramos em Maria. (…) Jesus disse: ‘As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão’. Não deixemos que a nossa melhor juventude seja arrancada das mãos de Jesus”, exortou Dom Biasin.

A Cruz e o ícone de Nossa Senhora ficou durante toda a semana na diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. No dia 22 de abril, os Símbolos chegarão a Resende. No estado, a peregrinação seguirá até 6 de julho, quando os Símbolos chegarão no Rio de Janeiro, cidade sede do evento em 2013.
 Fonte: CNBB

Batizado no Carmo.

No Domingo 21 de Abril na Igreja do Carmo quatorze crianças receberam o Sacramento do Batismo e no domingo (28) na Comunidade de Nossa Senhora do Carmo e Profeta Elias mais três crianças receberam o Batismo.

O que é o Batismo?
O Batismo é a porta de entrada dessas crianças na comunidade cristã, com o batismo nos tornamos cristãos, isto é, assumimos a identidade de Cristo.
"Cristo" significa ungido, enviado, escolhido, missionário e profeta do PAI.

A Nossa Missão de Batizados é seguir os passos de Cristo, sermos seus discipulos nos empenhando na construção do Reino.
Vejam alguns desses momentos abaixo. 
Equipe: Pastoral do Batismo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.


domingo, 28 de abril de 2013

Quinto Domingo da Páscoa - Jo 13, 31-33a. 34-35


Neste quinto domingo da Páscoa, o Evangelho nos apresenta Jesus exclamando que foi glorificado pelo Pai. Jesus afirma sua glorificação após a saída de Judas do Cenáculo. Judas saiu para entregar Jesus àqueles que eram contrários ao seu projeto, ou seja, àqueles que se opunham à implantação do Reino de Deus. Neste sentido a glorificação de Jesus está ligada à fidelidade à missão que lhe fora confiada pelo Pai. Devemos entender que a glória de Jesus, que é glória do Pai, não significa realização de celebrações com louvores, cânticos e orações, mas sim, viver a dinâmica do reino: “Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13, 34).
 
A vivência concreta deste novo mandamento dado por Jesus é capaz de construir uma nova vida e uma nova realidade. Sabemos que não é fácil viver o amor tal qual Jesus nos pede, isto é, um amor que inclui os outros como parte de nós mesmos.  Por esta razão a mensagem da primeira leitura, tirada dos Atos dos Apóstolos, nos exorta a permanecermos firmes na fé, mesmo que passemos por sofrimentos, por rejeições, por desprezos. A construção do reino exige que sejamos perseverantes (Cf. At 14, 22).
 
Esta perseverança é fortalecida pela esperança alimentada pela segunda leitura. João, no livro do Apocalipse, aponta a nova vida que brota da fidelidade ao projeto de Jesus Cristo. “Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus” (Ap 21, 2).
O fruto do novo mandamento de Jesus nos leva a experimentar, aqui na  terra, o céu que desejamos. Todos nós já imaginamos o céu e a imagem que temos é de um lugar onde reina a harmonia, onde predomina a cor branca como símbolo da paz, etc. Ou seja, um lugar como descreve o Apocalipse: “A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem choro, me dor, porque passou o que havia antes” (Ap 21, 4).
 
Assim sendo, somos chamados a construirmos esse céu do nosso imaginário aqui entre nós. Amar-nos uns aos outros, com o mesmo amor que Cristo nos amou, é atitude sublime com a qual Ele continuará sendo glorificado por nós e entre nós, pois estaremos tornando realidade o Reino de Deus, anunciado por Cristo e desejado por nós.
 
Sejamos, pois, perseverantes. Um novo mundo é possível. Coragem. Deus conta conosco.


Fraterno abraço. Frei Fernando. 

sábado, 27 de abril de 2013

Festa do Senhor do Bonfim 2013.

De 02 á 05 de Maio teremos a Festa do Senhor do Bonfim, este ano com o tema: Celebrando o Ano da Fé: " Em Comunidade com a Família e a Juventude."

No Dia 02 Maio quinta-Feira ás 19:30 horas  será inicio do Tríduo na Ermida do Senhor do Bonfim, patrocinado pelas comunidades co-irmãs convidadas pertecentes a Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Vejam abaixo toda a programação Musical, Cultural, Religiosa e Esportiva.



quarta-feira, 24 de abril de 2013

II Levanta-te !

Uma Experiência profunda que te levará ao grande Encontro com o Senhor Jesus, descobrirá e vivenciará o Amor de Deus, se você tem sede deste amor e quer viver algo diferente, venha participar deste encontro.

Tema deste II Levanta-te: Aviva os nossos Jovens!
E assim nosso coração já pode sentir o que Deus fará por nós, e em nós. Música, louvor, pregação e a presença de Deus agindo e operando em cada jovem.
Venha, Dê uma chance a você mesmo!

Data: 05/05/2013.
Horário: 08h ás 17horas.
Local: Convento do Carmo - Centro - Angra dos Reis
 Ficha de Inscrição: Secretaria da Matriz (Com Ricardinho)
ou no Grupo Jovem Esperança do Amanhã (sábado no Carmo)

terça-feira, 23 de abril de 2013

'Gestos do papa Francisco ajudam evangelização da era digital'

 O encarregado do serviço de internet do Vaticano, monsenhor Lucio Ruiz, assegura que a "superabundância de gestos de amor, de ternura, de misericórdia" do papa Francisco enriqueceu a presença da Igreja nos meios digitais e permite que muitos se aproximem do catolicismo.
Em entrevista ao jornal La Nación, o sacerdote argentino explicou que "o papa Francisco irrompeu na história com seu sorriso, com sua simplicidade e mensagem evangélica muito forte e as redes sociais, as páginas webs e todos os serviços multimídias se enriqueceram imediatamente de uma presença realmente impactante".

"Não foi somente na Internet, teve ressonância na sociedade em geral. Muita gente se aproxima da Igreja depois de tantos anos", indicou.
O sacerdote, que está encarregado do Serviço de Internet do Vaticano desde 2009, recordou que a Igreja está presente na Internet desde 1995 quando abriu o site oficial e agora mantém uma presença ativa nas redes sociais com as contas oficiais do Papa no Twitter e algumas iniciativas no Facebook. Monsenhor Ruiz afirma que como "Igreja temos que entender um fenômeno, que é a realidade de hoje. Se o entendemos, bem, e se não, continua igual. As pessoas não deixarão de usar a tecnologia porque estamos ou não".

Os gestos do papa permitem "que nesses pequenos espaços que dá o ambiente digital, como o tweet, o pequeno vídeo do YouTube ou coisas pelo estilo, consigamos dar uma pequena mensagem que chega a muitas pessoas e é muito apreciada. É adequado para o homem contemporâneo; que o capta, o vive, e chega ao seu coração. É impactante como mensagem".
"Os álbuns de fotos na Internet são muito fáceis de fazer porque temos uma superabundância de gestos de amor, de ternura, de misericórdia. A partir da foto a gente lê um texto breve e vai ao texto completo. Lembro-me do gesto de lavar os pés na missa da Quinta-feira Santa. Foi muito forte porque ia de joelhos lavando a cada um e isso chamou muito a atenção. Também quando desce do automóvel e cumprimenta as pessoas; sua forma de cumprimentar, de sorrir, são mensagens à maneira de fotografia".

"Oferecemos o melhor serviço possível com todo o amor de poder compartilhar e escrever uma mensagem e tratar de chegar a um encontro. Colocamos o melhor de nós para que esteja tudo na mesa. Como diz o Evangelho: o banquete está servido, que venha e se sirva o que deseje", indicou.
Na entrevista, o sacerdote também recordou que "o magistério de Bento sobre os meios de comunicação é maravilhoso e de uma grande riqueza mais além da sua relação pessoal com os novos meios".
Para o sacerdote, os altos números da presença da Igreja na Internet são somente indicadores aos que recorremos quando temos que apresentar um relatório. "Tivemos que reforçar todos os nossos sistemas porque devido ao fluxo informativo da renúncia de Bento XVI, do conclave e do início do pontificado, há muito mais visitas", assinalou.

"Em definitiva isso não é importante. O que marca a vida da Igreja é o que ensina o Sumo Pontífice e não se o papa aperta um botão ou não aperta. O magistério de Bento tem uma riqueza e uma coragem, uma força convidando à Igreja a evangelizar com palavras muito fortes como o continente digital, o novo mundo, os nativos digitais, com uma comparação como se fosse o descobrimento da América. Com frases muito bonitas, como quando compara à evangelização dos inícios. Os discípulos tinham que entender a cultura para fazer o anúncio, como nós também agora temos que compreender a nova linguagem e a cultura para chegar ao coração das pessoas", concluiu.
Fonte: SIR

Programação da peregrinação dos Símbolos da JMJ pela Diocese de Itaguaí .

 23/06 Domingo:
*Chegada dos sinais da Diocese de Nova Iguacu, na cidade Seropédica.

*Paróquias de Seropédica

24/06 Segunda-feira:

*Durante o dia Paróquias de Seropédica,

*A tarde trajeto dos sinais para a Paróquia de Paraty Nossa Senhora dos Remédios

25/06 Terça-feira:

*O dia todo no município de Paraty

26/06 Quarta feira:
 08:00 – Paróquia de São José Operário, Perequê;
 17:00 – Paróquia São Sebastião, Frade.

27/06 Quinta-feira:
17:00 – Paróquia Cristo Rei, Japuíba.

28/06 Sexta-feira:
 07:00 – Colégio Naval;
 14:00 – Paróquia São Sebastião, Ilha Grande.

29/06 Sábado:
 08:00 – Paróquia N. S. Aparecida, Balneário.
 18:00 – BOTE FÉ Angra dos Reis, Cais de Santa Luzia, Centro.

30/06 Domingo:
 00:00 – Paróquia N. S. da Conceição, Centro.
 21:00 – Paróquia Santíssima Trindade, Jacuecanga.

01/07 Segunda: 

Na parte da manhã permanecem na Paróquia Santissima Trindade, Jacuecanga;
 19:00 – Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Conceição de Jacareí.


02/07 Terça-feira:
*Os Ìcones chegam, na parte da manhã, na paróquia Nossa Senhora da Guia em Mangaratiba e passam o dia;

03/07 Quarta-feira:
*Na parte da manhã, estarão na Paróquia Nossa Senhora das Gracas, em Muriqui;

*Na parte da tarde serão encaminhados, para a Paróquia Senhora Santa Ana, em Itacuruçá;

*A noite serão encaminhados, por volta de 21h a paróquia São Francisco de Assis, em Brisamar;

04/07 Quinta-feira:
*Os Icones são encaminhados, na parte da manhã, para a Paróquia Santa Teresinha, em Piranema

*Por volta de 18h serão entregues a Paróquia de São Paulo Apostolo, a mesma entregará a Catedral Diocesana as 22h,

05/07 Sexta-feira:
*Feriado Municipal, os ícones permanecerão na cidade de Itaguai

*As 15h serão encaminhados para o parque de Exposicão, onde será celebrada uma missa as 18h e depois um Show católico.

*As 21h retornarão para a Catedral, aonde ficarão em Vígilia

06/07 Sábado:
*Na parte da madrugada serão envidados

quinta-feira, 18 de abril de 2013

DOMINGO DO BOM PASTOR

No próximo domingo é o DOMINGO DO BOM PASTOR  e o  
50º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES.
Este ano tem como tema AS VOCAÇÕES SINAL DE ESPERANÇA FUNDADA NA FÉ.
Aqui na nossa região acontece também nesse dia, a COLETA VOCACIONAL Diocesana.
 Todas as paróquias e áreas pastorais rezam e partilham para ajudar na formação dos futuros padres da nossa Diocese.
Vamos pedir ao Senhor da Messe que mande homens e mulheres para trabalhar na missão em Cristo,com a paz do Senhor!

domingo, 7 de abril de 2013

CALENDÁRIO PARA INSCRIÇÃO DO ENCONTRO DE NOIVOS E PROCESSO MATRIMONIAL 2013


DATA DE INSCRIÇÃO​​​​​​​​​ DATA DO ENCONTRO

31 de Janeiro à 07 Março................................. 1º -17 de Março
04 de Abril à 23 de Maio​​​​​​​​................................... 2º - 09 de Junho
13 de Junho à 05 de Setembro​​​​​​​........................ 3º -15 de Setembro
19 de Setembro à 14 de Novembro​​​​​​​................ 4º - 24 de Novembro

Inscrição: Toda 5ª feira (necessário a presença dos noivos)
Local: Igreja do Carmo
Horário: 19:30h às 21:15h
Documento: Carteira de Identidade dos Noivos
Taxa de Inscrição: R$ 16,50

ATENÇÃO:
Não haverá inscrição nos seguintes feriados:
28/03 – 5ª feira Santa (Lava-pés)
30/05 – Corpus Christi

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Nota de Falecimento



É com muita tristeza que informamos o falecimento do nosso amigo de caminhada Reinaldo Couto, que faleceu ontem a noite.  Reinaldo que era Ministro da Eucaristia e fazia parte da Pastoral do Dízimo e da Pastoral Povo de Rua.
 

Seu corpo esta sendo velado na Igreja da Ordem Terceira Franciscana e seu sepultamento será hoje às 15 horas.
 
 
Pedimos a Deus que Conforte a Família de Reinaldo .
 Vai em Paz Querido Irmão em Cristo.



terça-feira, 2 de abril de 2013

Festa de São Benedito atrai muitos fiéis.

Em Angra dos Reis é tradição celebrar o dia de São Benedito na Segunda Feira da Oitava de Páscoa. Este ano, aconteceu no dia 1º de abril, feriado em Angra dos Reis. A programaçao deste dia começou às 5h30, com alvorada, celebração presidiada pelo Diácono Evilázio, às 7h30 da manhã, na Igreja Matriz. Em seguida, às 10h, missa solene presidida pelo bispo Dom José Ubiratan, desta vez, em frente a Matriz, onde foi montada uma tenda com direito a cadeiras, banda de música do Colégio Naval e participação de autoridades do município e centenas de fiéis. A Missa foi concelebrada pelo Padre Gilberto da Paróquia Santíssima Trindade, por Frei Fernando Bezerra Leite desta Paróquia e pelo Díacono Permanente Evilázio, também desta Paróquia.

Após as bençãos e entrega de lembrancinhas e dos pães os fiéis seguiram em rítimo animado pela Rua do Comércio, levando a imagem de São Benedito, acompanhados das congadas e bandas de Moçambique até o Colégio Nazira Salomão, onde foi servido o tradicional almoço comunitário para mais de mil pessoas.

Por volta das 17h, saiu a procissão pelo centro da cidade com a imagem de São Benedito, além das imagens de N.S. do Rosário e do Menino Jesus, bandas de músicas e os personagens folclóricos vestidos de majestades. No percurso, próximo a Igreja do Carmo, na sacada do casario, a artista Bianca Queróis presta sua homenagem ao santo interpretando o poema do glorioso São Benedito, de autoria do poeta Brasil do Reis. Neste momento a imagem de São Benedito recebe chuvas de pétalas e muitos aplausos. A festa terminou com queima de fogos. Em seguida, muitos fiéis ainda tiveram fôlego para visitar as barraquinhas montadas em frente ao cais dos pescadores.
Fotos: Texto e fotos :Dalizania Melo  







Semana Santa.

A Semana santa em Angra dos Reis foi marcada por celebrações, missas, procissões e confraternizaçao. 

Que Deus abençõe a todos que participaram e colaboraram para realização deste momento tão importante para nossa fé cristã. 


As fotos registram: Missa do Lava pés, celebração da Paixão do Senhor, Procissão do Senhor morto.   
Fotos: Dalizania Melo