terça-feira, 28 de maio de 2013

Solenidade de Corpus Christi


Procissão do tapete-arquivo pascom

Programação

30 de maio de 2013 – Quinta feira

07:30 - Missa – Igreja Matriz

08:00 - início da Confecção dos tapetes

(Rua do Comércio)

16:00 – Procissão do Santíssimo

(comunidade N.S. de Fátima – P. Anil)

Itinerário da procissão: Início na Rua Sargento José da Silva (Sede da Comunidade – Praia do Anil ), Rua Francisco Félix de Almeida, Rua José da Silva dias, Rua Poeta do Brasil dos Reis, Avenida Airton Sena, Rua Doutor Coutinho, Praça General Osório, Rua do Comércio e Praça da matriz.

Após a Procissão,haverá Missa – Igreja Matriz.
 Paróquia Nossa Senhora da Conceição

segunda-feira, 27 de maio de 2013

3º Simpósio Nacional da Família e 5ª Peregrinação Nacional da Família

Mais de 170 mil fiéis participaram do 3º Simpósio Nacional da Família e 5ª Peregrinação Nacional da Família no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Todos os anos a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB promove o evento com o objetivo de promover e visibilizar a ação evangelizadora em favor da família brasileira.


O Simpósio aconteceu no sábado, dia 25 de maio, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista, com o tema "A Transmissão da Fé Cristã na Família – tarefa dos pais”.

Participaram do encontro o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno; o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família (CEVF), dom José Carlos Petrini; o bispo referencial da Pastoral Familiar do Regional Sul-1, dom Emílio Pignoli; os assessores nacionais da CEVF, padre Rafael Fornasier e padre Wladimir Porreca, os casais da Pastoral Familiar, e ainda, milhares de fiéis vindos de diversas partes do Brasil.

Nossa Paróquia foi representada pelo casal: Diácono Permanente Nei Campos e sua esposa Elaine.

Saiba mais acessando o site da CNBB:

Workshop da Pascom: Conexão Divina

A coordenação do 1º Workshop Paroquial de Comunicação, formada por Pe. Fábio de Melo Gonçalves, assessor, espiritual diocesano da Pascom e pároco da Paróquia Santa Teresinha , e pelos agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), realizou um encontro neste sábado 25 de maio,nas dependências da Igreja Matriz , localizada em Seropédica.

O evento, com o tema: “Cristo marca Gerações- Comunicação frente a JMJ” aconteceu de 9 às 17h, e teve como objetivo contribuir com a qualificação dos agentes da Pascom, e de outras pastorais e movimentos, para os serviços de comunicação em nossa Igreja, de forma mais rápida e eficaz, utilizando o diálogo entre as mídias, como explicou Juliana Poiares, uma das palestrantes do workshop.

Ainda dentre os temas abordados, a palestrante e jornalista Taise Galdino, falou sobre dicas de redação, especialmente para as redes sociais. Ressalvou também o perfil dos comunicadores que “são os olhos de quem não vê”; demonstrada através de dinâmica. É missão do agente da Pascom estar em comunhão com a palavra de Deus, de interagir com a comunidade e praticar a mensagem de Jesus Cristo: “Ide pelo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Mc 16:15. Daí a importância do Workshop, segundo a coordenação.

O Workshop ,reuniu jovens a partir de 16 anos até pessoas jovens de espírito com mais de 60 anos, que puderam aprender e fazer comunicação utilizando os meios como notebook, internet ,celular, máquina fotográfica entre outros meios, através das oficinas desenvolvidas, durante a programação. Para terminar, o encontro que foi bastante descontraído e proveitoso, os participantes pousaram para lentes dos fotógrafos de plantão. Já está tudo postado na internet. Confira!

O próximo encontro da Pastoral da Comunicação acontecerá brevemente em Angra no salão da Igreja do Carmo. Os interessados já podem se conectar , através do blog: www.matrizangra.com.br
Fotos e Texto: Dalizânia Melo.

Momentos do workshop da Pascom na Paróquia Santa Teresinha em Seropédica, que reuniu paroquianos da Diocese de Itaguaí.









 




domingo, 26 de maio de 2013

Solenidade da Santíssima Trindade

Quando nossa Igreja celebra uma Solenidade quer chamar a atenção para uma dimensão importante da nossa fé. Hoje, estamos celebrando a Solenidade da Santíssima Trindade justamente para compreendermos como a trindade é fundamental para nossa espiritualidade e nossa prática cristã.
 
Trata-se das três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Muitas vezes nos é dito que a Trindade é um mistério. Entendamos como mistério sim, mas mistério presente que nos é revelado quando, por amor, o Pai enviou o Filho. Também, por igual amor, o Filho nos enviou o Espírito Santo.
 
Nenhuma das três pessoas é mais importante que a outra. Há entre elas perfeita comunhão, de tal modo que a Trindade é considerada a Comunidade Perfeita. Esta afirmaçao é possível porque Deus é Comunidade. Assim sendo, para nossa reflexão e prática cristã, devemos nos perguntar: Por que Deus se fez comunidade? Deus se fez comunidade para o nosso bem, ou seja, para revelar a nós que seu "jeito" de ser e viver - que é o "jeito divino" - é comunitário. Não competiçao, mas comunhão.
 
Portanto, se Deus se fez comunidade, Ele apresenta a nós uma proposta concreta de vida. Deixa assim de ser puro mistério e torna-se uma proposta de vida concreta. Sabemos que nos dias atuais a dimensão comunitária cada vez mais é desvalorizada. Não há interesse na cultura moderna do nosso tempo pelo aspecto comunitário, mais ao contrário, enfatiza-se em demasia o ser humano em sua individualidade. Esta é uma postura de caráter ilusório, pois se diz valorizar a pessoa, no entanto, trata-se de deixá-la isolada em sua existência, tornando-a enfraquecida, manipulável porque não tem "força" para reagir.
 
A vida em comunidade possibita criar unidade e força suficientes para resistir a cultura do tempo atual. Não se manipula facilmente uma comunidade porque ela tem raizes na unidade, na coletividade.
 
Sejamos, pois, imitadores(as) da Trindade. Vivamos em Comunidade.

Fraterno abraço. Frei Fernando.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Vem Espírito Santo

A Festa de Pentecostes, conhecida também como Festa do Divino Espírito Santo, terminou neste domingo(19). Na Paróquia Nossa Senhora da Conceiçao - Angra dos Reis, a festa foi celebrada com muitas atividades. Houve a novena, iniciada na Igreja Matriz e continuada nas comunidades. Cada comunidade se reuniu para as celebraçoes nas igrejas ou nas casas. É um momento em que as pessoas se reunem e se deixam contagiar pela alegria própria desta festa e, ao mesmo tempo, renovam a fé e se animam a viver e crescer em comunidade. No oitavo dia da novena, as comunidades se reuniram novamente na Igreja Matriz para a Missa na qual o Menino Imperador é coroado. Nos dias seguintes, como de costume, as atividades se concentraram na Matriz. 

De influência portuguesa, a Festa do Divino em Angra dos Reis é uma festa  religiosa e cultural que começou na região por volta do séc. XVIII, durante o apogeu do ouro, daí a participação do Menino Imperador . Este ano, o personagem histórico foi representado por Vitor Paulino Ferreira, escolhido entre os catequizandos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

A parte religiosa da festa foi organizada e realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A parte cultural ficou por conta da Prefeitura que, através da Cultuar, organizou os grupos folclóricos conhecidos como as danças dos velhos, coquinhos, jardineiras e marujos, além da montagem das barracas para as quermeses e enfeites das ruas com bandeirolas que deram um destaque visual à festa.

No último fim de semana a programação foi mais intensa. No domingo, após a missa campal, às 5h30 da manhã, presidida por frei Donizete foi servido, no pátio do Convento do Carmo, o tradicional café comunitário . Durante o dia foram realizadas mais duas missas (10h e 16h) ambas na Igreja Matriz. Por volta das 17h30 teve início a procissão pelas ruas da cidade animada com banda de música, folias do Divino,  presença do Menino Imperador com seu séquito, o pároco Frei Fernando Bezerra Leite, o Diácono Permanente Nei Campos, além da prefeita, demais autoridades e muitos devotos. A festa terminou oficialmente à meia-noite, com fechamento do Império na praça do Carmo, iluminado pela queima de fogos em homenagem ao Divino Espírito Santo.
Confira as fotos da Festa do Divino Espírito Santo que registram as celebrações, a procissão, o café comunitário, as folias, o Menino Imperador com seu séquito e muito mais.
Texto e fotos: Dalizania Melo


A Igreja Matriz divinamente decorada nas cores branca e vermelha para Festa do Espírito Santo 














Missa campal em frente ao Convento do Carmo, realizada 
às 5h30 da manhã.










 Festa do Divino movimentou o centro da cidade no fim de semana.






sexta-feira, 17 de maio de 2013

Programação da Festa do Divino em Angra dos Reis

“No ano da Fé, com a juventude, celebrando os dons do Espírito Santo”

Programação

17/05- Sexta-feira

10h- Chegada do Menino Imperador ao Caís de Santa Luzia, seguida de passeata com os grupos folclóricos e banda de música.

12h- Almoço festivo no Convento do Carmo.

19h30 Missa na Matriz e coroação do Menino Imperador.

21h- Cortejo do Menino Imperador para o império em frente ao Convento do Carmo, onde se apresentarão os grupos folclórico.

A Festa do Divino termina neste domingo. Participe!

“Vinde Espírito Santo, aumentai a nossa fé para sermos Igreja a favor da vida”

Festa do Divino começa no próximo dia 10 de maio

A Festa do Divino Espírito Santo de Angra dos Reis, começa nesta sexta-feira, 10, com a celebração de missa na Igreja Matriz,às 19h30, onde acontecerá a entrega das bandeiras do Divino às comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que coordena a festa em parceria com a Prefeitura de Angra, através da Fundação Cultural do Município (Cultuar).

A programação deste final de semana inclui ainda a apresentação da Orquestra Sinfônica de Angra dos Reis e Coral da Cidade na sexta-feira, 10, Ciranda de Tarituba no sábado, 11, e Conjunto Amigos do Alto Minho no domingo, 12.

Durante a próxima semana as celebrações religiosas continuam com as novenas nas comunidades. Na sexta-feira, 17,  a cidade se prepara para receber sua majestade, o menino Imperador e seu séquito. Uma alvorada às seis da manhã abre os festejos, logo após tem café comunitário na casa do Imperador e às 10h, no Cais de Santa Luzia, a prefeita Conceição Rabha, autoridades, folias, a banda de música e o povo em geral receberão sua majestade para os festejos.

Em seguida o Menino Imperador realiza o ato simbólico de soltar um preso e percorre as principais ruas do Centro cumprimentando a população. O Menino oferecerá então o tradicional almoço para todos os presentes em sua residência.

Às 19h30 de sexta-feira acontece a missa na Igreja Matriz, com coroação do Menino Imperador e em seguida o cortejo imperial segue até o império montado no Largo do Carmo, onde os grupos de danças se apresentam para o Imperador e seus convidados. Encerrando à noite tem apresentação do Grupo Etnográfico de Cantares e Dançares “João Ramalho de Lafões”, do Rio de Janeiro.

No sábado, 18, tem celebração com as crianças da catequese às 10h. Às 19h30 as comunidades se reúnem para o encerramento da novena e às 21h, tem mais dança no Largo do Carmo. O show fica por conta do Grupo Folclórico Guerra Junqueiro da Casa Trás-os-Montes e Alto Douro, seguido pela apresentação musical de Fados e Guitarradas, com Ciça Marinho e Trio Ricardo Araújo.

No domingo, 19, quando a Igreja Católica celebra o Dia de Pentecostes, será realizada uma missa campal e café comunitário a partir das cinco horas da manhã no Convento do Carmo, seguida de alvorada festiva. Às dez horas tem missa solene na Matriz e logo após o Menino Imperador visita o Asilo São Vicente de Paula. Ás 16h acontecerá uma procissão pelas ruas do Centro, seguida de cerimônia da troca da coroa pelo chapéu do Menino Imperador, na Igreja Matriz.

Fechando a última noite da festa, será realizada uma apresentação das danças folclóricas e do Grupo Português Fausto Neves da Casa de Espinho, do Rio de Janeiro. A queima do quadro “Glória” e de fogos de artifício encerram a festa do Divino Espírito Santo

terça-feira, 14 de maio de 2013

Procissão e Missa em louvor a Nossa Senhora de Fátima na Praia do Anil

A Comunidade da Praia do Anil realizou nesta segunda -Feira 13 de Maio a procissão de Nossa Senhora de Fátima que saiu ás 18 horas, e em seguida na sede local a Missa Festiva ás 19 horas, com o celebrante Frei Donizetti. Vejam alguns desses momentos.       
Fotos: Vania Conceição e Comunidade