quinta-feira, 27 de junho de 2013

Mensagem recebida pela Pascom:

Que tenham bons momentos com cruz peregrina e icone da Nossa Senhora. Eu sou sacerdote de arquidiocese de Katowice em Polonia. Estive duas veses no Brasil. Meu tio mora em Brasilia, ele e franciscano conventual. Dia 10 de julho os jovens da minha region partem ao Brasil a JMJ. Eu esta vez nao posso ir por causa das problemas de saude. Um abraco

Padre Artur Wiecek
Paróquia: Santa Ana
Comunidade: Swierklany, Polonia

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Bote Fé : Caminho da Cruz Peregrina chega em Angra

A Diocese de Itaguaí está em festa com a chegada da Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora na região. Neste domingo, 23 de junho, data que marcou a contagem regressiva dos 30 dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, os símbolos foram acolhidos na cidade de Seropédica (RJ).

A cruz peregrina saiu ontem de Paraty e partiu em direção ao Parque Mambucaba, na Igreja São José Operário, em Angra dos Reis, onde os símbolos da Jornada Mundial da Juventude foram acolhidos nesta manhã de quarta pelos jovens e religiosos da nossa Diocese.

Amanhã, quinta-feira (27) a peregrinação continua no Frade até chegar na Japuíba. Nesta sexta-feira é a vez do centro, com cerimonial às 8h no Colégio Naval. Às 13h30 a cruz peregrina segue com a embarcação da marinha para o Abraão, Ilha Grande. No sábado, a peregrinação percorre os bairros do Balneário, Paróquia N.S. Aparecida e centro, Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Às 17h, haverá Missa campal no Cais Santa Luzia, seguido de carreata e show.

O término da programação em Angra será no dia 01 de julho na Paróquia Santíssima Trindade no Village Jacuecanga, onde haverá caminhada com os operários da Igreja de São José e do Estaleiro Brasfels, missa e vigília. Confira a programação completa por onde a cruz e os símbolos religiosos da JMJ vão passar em nossa cidade.

Fonte: Pascom- Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Dalizania Melo
Mais infs: 92116117 / 3365-0901

terça-feira, 25 de junho de 2013

Bote Fé: Caminho da Cruz Peregrina em Angra dos Reis.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Centro 
Dia: 30 de Junho - Domingo


Programação:

05:30- Amanhecer na Igreja do Carmo
06:00- Missa
07:30- Café da manhã na Praça da Matriz
09:00- Missa
10:30- Visitas Sociais

° Hospital e maternidade Codrato de vilhena visita aos doentes

° Asilo são Vicente de Paulo
°Momento com idosos
°Delegacia 166°

Ato Público contra o extermínio de jovens
12:30- Exposição dos Sinais na Praça
Faça sua oração,tire fotos...É seu momento!

14:30- Caminhada pela cidade
15:30- Momento celebrativo Bica da carioca
Oração,reflexão e perdão

16:30-Caminhada pela cidade
17:00- Missa campal no cais de Santa Luzia    

Animada pela juventude da nossa paróquia

18:30- Carreata pelo centro da cidade
Decore seu carro e venha participar conosco

19:30- Despedida na praia da chácara
Encaminhar o sinais para o Village

sábado, 22 de junho de 2013

XII Domingo do Tempo Comum - Lc 9, 18-24

Lucas é o Evangelista que apresenta o Caminho de Jesus. Após realizar parte de sua caminhada, Jesus perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem as multidões que eu sou?” As respostas variam: “... João Batista... Elias... Algum dos antigos Profetas”. Essas respostas caracterizam o falar de Jesus. Jesus bem entende que falar d’Ele é fácil e como os discípulos estão próximos a Jesus, Ele se dirige aos mesmos e pergunta: “E vocês, quem dizem que eu sou?” Em nome dos discípulos Pedro responde: “O Messias de Deus”.
Jesus, novamente, bem entende que declarar que Ele é o Messias também é fácil por isso Jesus apresenta-lhes as conseqüências de sua missão como Messias: “... sofrer... ser rejeitado... ser morto e ressuscitar”.  
Jesus, mais uma vez deixa claro saber bem que os discípulos e a multidão esperaram um Messias glorioso, ou mesmo guerreiro. Um Messias assim não implantaria o verdadeiro Reino. Seria mudar apenas os personagens do cenário sem suscitar transformações das estruturas históricas, portanto, tudo continuaria como antes.
Em seguida, Jesus convoca os discípulos (convoca-nos) a assumirmos com Ele a missão messiânica. “Quem quiser me seguir... tome cada dia a sua cruz, e me siga”. Seguir Jesus implica renúncia. Eis aqui uma proposta que para o ser humano constitui um enorme desafio. Não é fácil renunciar como também não é fácil tomar a cruz. Mas é preciso aderir a esta proposta porque recusá-la é “perder a vida”. E Jesus bem entende este desafio e, por isso, encoraja os discípulo (encoraja-nos): “Quem perder sua vida por causa de mim, vai salvá-la”.
Assim fica entendido que falar de Jesus é fácil. Fácil também é declará-lo Messias. Difícil mesmo é viver como Ele viveu. Difícil é assumir a mesma missão que Ele assumiu.
Concluo esta reflexão com uma frase da homilia de inauguração do pontificado do Papa Francisco (cem dias de pontificado): “Nunca esqueçamos que o verdadeiro poder é o serviço”.
 
Jesus, o Messias, exerceu intensamente o poder-serviço. Esforcemo-nos para também vivermos como Ele.   Bom domingo e boa semana.

Fraterno abraço. Frei Fernando.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Diocese de Itaguaí se prepara para receber os símbolos da JMJ



Domingo, dia 23 de junho, faltando exatamente 30 dias para a JMJ Rio2013, será a vez da Diocese de Itaguaí receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Abrangendo dois dos cartões postais mais charmosos e turísticos do país, as cidades de Angra dos Reis e Paraty, a diocese de Itaguaí será a penúltima do país por onde os símbolos peregrinarão.

“Nossa expectativa é grande para a chegada dos símbolos da JMJ. Há muito tempo que as nossas comunidades estão se preparando para este momento. Percebemos o entusiasmo dos jovens nas ruas, nas escolas. A passagem dos símbolos pela nossa Diocese será um momento de muita renovação e muita fé”, declarou o bispo de Itaguaí, Dom José Ubiratan Lopes. 

A cidade de Seropédica, porta de entrada da Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora na diocese, prepara uma grande festa de acolhida dos símbolos peregrinos, com a realização do Bote Fé Seropédica. Eles serão entregues pela Diocese de Nova Iguaçu para Itaguaí às 9h da manhã, no quartel do Exército de Paracambi, que fica na divisa entre as duas dioceses. Em seguida, haverá a recepção oficial na Paróquia de Santa Teresinha. No fim do dia, às 17h, será celebrada uma missa campal presidida por Dom José Ubiratan, seguido de show com o cantor católico Tony Allisson.

Desde o dia 17 de setembro de 2010 que os símbolos da Jornada Mundial da Juventude percorrem as dioceses brasileiras em preparação à JMJ Rio2013. A primeira a recebê-los foi a Arquidiocese de São Paulo. Depois de percorrer todo o país e alguns países do Cone Sul, os símbolos aportaram no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril, iniciando a peregrinação pelas dioceses do Estado.

A última parada da cruz e do ícone será na Arquidiocese do Rio de Janeiro, anfitriã da grande festa que reunirá jovens do mundo inteiro. Do dia 6 ao dia 23 de julho, os símbolos percorrerão as paróquias, instituições e diversos locais do Rio de Janeiro, em motivação e convite aos cariocas para o grande encontro dos jovens com o Papa Francisco.  


Rocelia Santos

Pascom

domingo, 16 de junho de 2013

Comunidade se reúne para Encontro Bíblico com frei Carlos

Frei Carlos Masters (82) é frade Carmelita, doutor em Teologia Bíblica. Parte da sua vida dedicada aos estudos bíblicos e mais especificamente ao CEBI – Centro de Estudos Bíblicos. Escreveu vários livros, entre eles, “Olhar no Espelho da Vida” que já chegou a sua 9º edição. A proposta do livro que fala de Genesis até o Apocalipse foi lembrada no Encontro dos Círculos Bíblicos realizado em Angra, nos dias 10 e 11 de junho, às 19h30, na Igreja do Carmo.

Sempre que visita a nossa paróquia, frei Carlos Masters é recebido com muito carinho pelos nossos paroquianos, que além de matar as saudades dele aproveitam para aprender os ensinamentos da Palavra de Deus com o sábio sacerdote.

Para Frei Carlos Jesus é sempre novidade. Segundo ele: “ A Palavra de Deus não é uma doutrina distante de difícil acesso, nem um catecismo de verdades a serem estudadas e decoradas. A Palavra de Deus é o próprio Deus querendo comunicar-se conosco como Pai amoroso. O valor da Bíblia não está só naquilo que ela diz e ensina. O seu valor está também e sobretudo em Deus, Ele mesmo, a sua pessoa e a sua bondade, que pronuncia com muito amor aquilo que é dito e ensinado na Bíblia. Era a experiência de Deus como Pai que revelava a Jesus o sentido pleno das palavras da Escritura.”
Fotos: Ivan








sexta-feira, 14 de junho de 2013

Frei Alonso no Protesto dos estudantes na Avenida Paulista - SP

GUERRA NA AVENIDA PAULISTA-04. Frei Alonso, 0. Carm.

Bombas de gás lacrimogêneo, tiros de borracha contra a multidão... Guerra! Sim, Guerra entre os Estudantes e a Polícia no Protesto deste dia 13 de junho-2013 na Avenida Paulista, São Paulo.
Câmera: Frei Alonso Gustavo Malaquias, Padre Carmelita. Reportagem: Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita, Estudante de Jornalismo da Fapcom- Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Convento do Carmo, São Paulo. 

terça-feira, 11 de junho de 2013

Festa do Sagrado Coração de Jesus

De 4 a 7 de junho foi realizado o tríduo e festa ao Sagrado Coração de Jesus . No encerramento da programação religiosa, ocorreu a procissão com as Imagens do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora, saindo da Igreja Matriz, onde foi celebrada Missa Solene, pelo pároco Frei Fernando Bezerra Leite, com animação do Coral da paróquia e liturgia do Apostolado da Oração.

Durante o tríduo, cujo tema foi “Coração de Jesus, fonte de fé, Esperança e Amor” Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso, os fieis participaram das celebrações com muita alegria e no momento do ofertório fizeram sua doação de alimentos, conforme a sugestão do dia (café, leite e açúcar).

A festividade que coloriu a Igreja de branco e vermelho,terminou em clima de confraternização no salão paroquial. A dirigente do grupo do Apostolado da Oração, Renilda, agradeceu a todos pela participação, e em especial ao Marcos Venâncio e Alonso pelo apoio de sempre na organização do evento.
Texto e fotos: Dalizania Melo













domingo, 9 de junho de 2013

X Domingo do Tempo Comum - Lc 7,11-17

 
Neste domingo, Lucas nos apresenta Jesus que caminha em direção uma cidade chamada Naim. Ele, e uma grande multidão, chegando à porta da cidade, encontram-se com um outro grupo de pessoas que levavam um defunto, filho único de uma viúva e uma grande multidão a acompanhava.

Viúvas e órfãos eram categorias que viviam desprezados e desprezadas no tempo de Jesus e mereciam uma atenção especial como lemos em Eclo 4,10 e carta de Tiago  1,27: "A religião pura aos olho de Deus Pai consiste em cuidar de órfão e viúvas em suas necessidades e em não deixar-se contaminar pelo mundo”.  Deus mesmo se ocupa deles : "pai de órfãos e protetor de viúvas." (Cf. Salmo 68,6). 
Jesus, portador de vida, vai ao encontro da multidão, se aproxima da mulher e tem compaixão dela, a consola e diz, " Não chores!"  Aproximou-se do caixão, os que carregavam pararam. Jesus disse.  "Jovem, eu te ordeno, levanta-te!".
Ele senta-se, começa a falar e Jesus o entrega para sua mãe.
 
O que percebemos no relato deste evangelho é que Jesus tem poder sobre a morte, e que a vida é um dom supremo que recebemos de Deus. De um lado a vida que representa aqueles que andam ao lado de Jesus, e do outro lado, aqueles que acompanham os que acreditam no poder da morte. Nós que acreditamos em Jesus e que com ELE caminhamos temos que estar sempre ao lado da vida, e nunca do lado daqueles que promovem a morte. Cuidar da vida é o compromisso de todas os que caminham com Jesus, temos que dizer não a todas as atitude que revelam o contrário da vida, como o aborto a eutanásia , a violência, etc.
Fraterno abraço. Frei Donizetti.  
 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Festa do Sagrado Coração de Jesus

De 4 à 7 de junho

 Programação:


Dia 4/06- Terça-feira às 19h30
Missa celebrada por Frei Fernando
Imposição de Insígnias
Tema : coração de Jesus, fonte de fé.
Oferta: leite.

Dia 05/06 – Quarta feira – 19H30
Missa celebrada Frei Donizetti
Tema: Coração de Jesus, fonte de esperança.”

Dia 06/06 – Quinta feira- 19h30
Missa Celebrada por Padre Ribeiro
Ato de Desagravo
Tema: ‘’Coração de Jesus ,fonte de amor”.
Oferta: Açúcar.

Dia 07/06- sexta- feira – Dia da festa
18h30- Missa festiva
Abrilhantada pelo coral da Imaculada Conceição
Solene Procissão Luminosa,  sairá da igreja Matriz, logo após a santa Missa,Percorrendo o seguinte itinerário:
Rua da conceição, praça General Osório, Rua comercio, retornando para  a Igreja Matriz. Após a procissão, confraternização do Apostolado da oração. Não esqueça   de trazer sua vela!

   “Coração de Jesus, fonte de fé, Esperança e Amor.
Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”.
- Apostolado da Oração- Paróquia Nossa Senhora da Conceição