segunda-feira, 7 de abril de 2014

Quaresma - Aprender com Jesus para viver como Jesus

A quaresma é um período catequético com a finalidade de nos fazer APRENDER COM JESUS PARA VIVER COMO JESUS.
Durante as cinco semanas da quaresma fomos catequizados(as) com textos bíblicos do AT e NT, sobretudo com textos dos Evangelhos que destacaram passagens da vida de Jesus.
No primeiro Domingo, Jesus venceu (RESISTIU) as tentações no deserto. As tentações estão caracterizadas nas categorias TER, SER E PODER. Se Jesus venceu (RESISTIU), nos ensina que também precisamos ser resistentes àquilo que não nos faz bem.
No segundo domingo, Jesus foi TRANSFIGURADO no topo da montanha. Transfiguração esta que revela a divindade de Jesus ao lado de Moises e Elias (a Lei e os Profetas – Jesus em plena comunhão com a historia do povo de Deus) e, em seguida, Jesus diz aos discípulos: “Levantai-vos e não tenhais medo” e desce da montanha para realizar sua missão.
No terceiro domingo, Jesus se apresenta como FONTE DE ÁGUA VIVA que sacia plenamente. Quanta sede tem o ser humano! A modernidade proclamou a “autonomia” do ser humano e, conseqüentemente, se desenvolveu o idealismo da sociedade sem Deus. No entanto, as pessoas continuam infelizes e muitas perderam o sentido da vida. As promessas da modernidade não saciaram os anseios da humanidade. Jesus é fonte que sacia e nos convida a beber desta fonte e nos pede que sejamos, também, fonte de água viva para nossos irmãos e irmãs. Fonte que gera fonte.  
No quarto domingo, Jesus realiza a CURA DO CEGO em dia de sábado. A ação de Jesus faz abrir o olhar das pessoas (este cego pode ser cada um/a de nós) e, em seguida, o olhar da sociedade, cujas estruturas também se tornaram segas, pois estão presas à sua manutenção (é sábado) enquanto que a VIDA, dom maior, fica esquecida.
No quinto domingo, Jesus realiza um dos seus grandes “sinais”. O evangelista João descreve sete sinas da vida de Jesus e um desses sinais é a RESSURREIÇAO DE LÁZARO. Jesus, antes, revela sua humanidade: chora a morte do amigo e fica comovido com a situação da família que sofre com a perda do irmão. Não nos fixemos apenas no fato, mas na mensagem que ele quer nos transmitir. Jesus diz em alta voz: “Lázaro, vem para fora!” Jesus chama Lázaro novamente à vida. Quem de nós não reagiria a tal expressão?  Lázaro reagiu. Deixou o lado da morte e retomou o caminho da vida. Portanto, Jesus quer que estejamos sempre atentos para não nos deixarmos cair no submundo da morte com nosso egoísmo, nosso rancor, nossa falta de sensibilidade e compreensão, etc. Ele nos convoca a assumir nossa missão cristã, seguindo seu caminho para que todos tenham vida em plenitude (Cf. Jo 10,10).
Analisando essa trajetória catequética da quaresma nos perguntemos: Aprendemos mesmo com Jesus? Estamos vivendo como ele viveu?
 
Boa reflexão, boa oração e boa semana a todos.
 
Fraterno abraço. Frei Fernando.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.