domingo, 23 de março de 2014

Jesus, fonte de água viva - Terceiro Domingo da Quaresma


Hoje, Terceiro Domingo da Quaresma, segue nossa catequese dominical cujo objetivo é nos proporcionar CONHECER JESUS CRISTO PARA VIVER COMO JESUS CRISTO. Assim, catequizados(as) seguiremos em direção à Páscoa definitiva: A vida de Cristo presente em nós e entre nós.
 
Jesus faz uso de um dos elementos na natureza, dom do criador de tudo e todos: A ÁGUA. Assim com não há vida sem água, Jesus se apresenta como aquele que é água viva e sacia plenamente a sede. Notemos que Jesus não se refere apenas à sede de água, mas à sede que invade a humanidade, deixando-a sedenta de sentido para a vida, sedenta de valores que edificam e dignificam o ser humano. "Quem beber desta água, nunca mais terá sede".
 
Não esqueçamos também, que Jesus se apresenta como esta fonte de água viva e plena e convida a quem dela beber a ser também FONTE. "A água que eu lhe der se tornará fonte de água que jorra para a vida eterna”.
 
Corramos ao encontro de Cristo Jesus, nos saciemos Nele e com Ele. E, assim como a fonte que nasce, transborda e forma correntezas, sejamos FONTE DE ÁGUA VIVA PARA TODOS. 
 
Boa semana e que Deus lhes abençoe.
 
Fraterno abraço. Frei Fernando.


sexta-feira, 21 de março de 2014

Leitura bíblica com Frei Carlos

Dando continuidade, da série, “Um pé na bíblia outro no chão”, frei Carlos Mesters, frade carmelita da Ordem do Carmo, voltou à Angra para uma palestra explicando alguns fatos e acontecimentos da vida de Jesus, desta vez, baseado na narrativa do evangelista Mateus.
O encontro promovido pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição aconteceu na última semana, na Igreja Matriz e reuniu católicos de várias comunidades interessados em aprofundar sua fé, através da Palavra de Deus. Doutor em teologia, Frei Carlos aos 84 anos, com sua maneira simples de explicar o evangelho, é um grande incentivador da leitura bíblica, através dos círculos bíblicos.  Sempre que vem a Angra, frei Carlos anima os fiéis a continuar a caminhada com Jesus.
Fotos Dalizania (Pascom)










sábado, 15 de março de 2014

Espiritualidade Quaresmal


Eu, frei Reinaldo e demais padres e leigos, no dia 06 de março de 2014, tivemos no convento de Angra o nosso encontro mensal do Regional PAR – Paraty-Angra dos Reis. Partilhando conosco esteve o nosso bispo dom Ubiratan falando sobre ESPIRITUALIDADE QUARESMAL, que partilho convosco. Lembro que para a leitura do texto, o que estiver em itálico é acréscimo feito por mim.

Na quarta feira de cinzas tivemos a abertura da quaresma. Quaresma é um tempo importante para nos prepararmos para a páscoa através de um autêntico recolhimento por meio da prática do jejum, da oração e da penitência que nos levam à mudanças de rumo e, de maneira consciente e cristã, nos levam a tomar outro caminho, ou seja, o da conversão.

Este ano a campanha da fraternidade nos convida a refletir sobre o tráfico humano. Uma realidade que não podemos ignorar. Ter pacto com a campanha da fraternidade é denunciar esta injustiça que mata e destrói a família e a sociedade. Lembremos do tema: fraternidade e tráfico humano e o lema: é para a liberdade que Cristo nos libertou (cf. Gl 5, 1).  

A quaresma, nos disse dom Ubiratan, vai desde a quarta feira de cinzas até o fim da tarde da quinta feira da semana santa e é muito especial dentro do tempo litúrgico. Porque temos quarenta dias de celebração? Para fazer memória dos quarenta anos da travessia do povo de Deus no deserto e também dos quarenta dias de tentação de Jesus no deserto. O evangelho do primeiro domingo da quaresma Mt 4, 1–11 narra que o demônio tenta Jesus usando a Sagrada Escritura. A tentação vem com a máscara do bem, pois quando o mal é apresentado com sua verdadeira face a gente se prepara. O maligno vem revestido do bem. Ataca na hora oportuna. Por três vezes o demônio tenta Jesus. Primeira tentação: “Se és filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. Segunda tentação: “Se és filho de Deus, joga-te daqui abaixo! Pois está escrito: Ele dará ordens a seus anjos a teu respeito, e eles te carregarão nas mãos, para que não tropeces em alguma  pedra”. Terceira tentação: eu te darei tudo isso, se caíres de joelhos para me adorar”.

No deserto Jesus depara com o Espírito do bem e do mal. É preciso sabedoria para passar do mal para o bem, das trevas para a luz, da morte para a vida. A primeira  pregação de Jesus foi à chamada para a conversão, esta é a primeira porta para encontrar-se com Ele. Quantas coisas na quaresma que precisamos nos converter? O papa Francisco lembrava que muita gente precisa fazer o jejum da língua. Morder a língua quando estiver com vontade de falar dos outros. A carta de são Tiago nos lembra: “Vede também os navios: por grandes que sejam e embora agitados por ventos impetuosos, são governados por um pequeno leme à vontade do piloto. Assim também a língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas. Considerai como uma pequena chama pode incendiar uma grande floresta! Também a língua é um fogo, um mundo de iniquidade. A língua está entre os nossos membros e contamina todo o corpo; e sendo inflamado pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida. A língua, porém, nenhum homem a pode domar. É um mal irrequieto, cheia de veneno mortífero. ” (cf Tg 3, 4 – 6 . 8) .

A quaresma é um retiro coletivo e individual, é um tempo de deslanchar o que em nós está parado. No que preciso me libertar para ser um homem novo? Lembremos que esse período é de morte. Sim, morte para o pecado para ressuscitar com Jesus através da água do batismo. Vivamos, pois este tempo de graça e conversão para adorar somente a Deus em Espírito e verdade.

 
Colaboração, Frei Reinaldo.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Via-Sacra Quaresmal na Matriz

  
Durante a Quaresma, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, através do Apostolado da Oração  vai meditar as estações da Via-Sacra, com o tema relacionado a Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade e Tráfico Humano”. Você está convidado a participar deste importante momento da nossa Igreja para  refletirmos sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O  encontro acontece todas as sextas-feiras, às 16h, na Igreja Matriz.  A Via-Sacra é uma forma de  aprofundamento de nossa fé através da meditação sobre a caminhada de Jesus. Esperamos por você!

Texto e fotos: Dalizânia Melo - Pascom.





terça-feira, 4 de março de 2014

Quarta Feira de Cinzas

Quarta Feira de Cinzas haverá missa
com imposição das cinzas nos seguintes horários:
 
 
07:30 - Igreja Matriz
 
 
19:30 - Igreja Matriz.
 
 
"Convertei-vos e credes no evangelho".