segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Lançamento do tema da Campanha da Fraternidade 2015

A Diocese de Itaguai promoveu neste sábado, dia 7, o encontro entre as lideranças religiosas e sacerdotais para a reflexão do Texto Base da Campanha da Fraternidade (CF) 2015. O evento foi organizado por paróquias do regional, sendo um encontro na Igreja do Carmo- centro de Angra, que reuniu as paróquias desde Parati à Conceição de Jacarei (Setor Par) e o outro na Igreja Matriz Santa Teresinha , formado por paróquias de Seropedica, Itaguai e Mangaratiba (Setor Sim).

 O palestrante Frei Gilvander Moreira apresentando o tema da CF na Igreja do Carmo em Angra

O tema da CF deste ano é “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema: “Eu vim para servir”.. A abertura oficial da campanha em âmbito nacional será no dia 18, Quarta-feira de Cinzas e vai durar 40 dias. É o tempo da Quaresma que propõe à Igreja reflexões sobre família, questões econômicas, políticas e sociais. As Igrejas irão disponibilizar materiais que irão ajudar na reflexão do tema

Diante dos desafios que a sociedade está enfrentando, o novo Conselheiro Provincial Frei Fernando Bezerra Leite e pároco da Paróquia Nossa senhora da Conceição escolheu tratar desta questão da CF, durante a abertura do evento na Igreja do Carmo, destacando a falta de solidariedade, principalmente com os excluídos. Frei Fernando citou como exemplo, a morte do Sr. Ailton,ex-morador de rua, que foi atropelado, em frente ao Hospital, no dia 06 e não foi socorrido pelo motorista, e também não recebeu socorro a tempo dos órgãos competentes, apesar das tentativas. “Foi um descaso total”, com Sr. Ailton , que era trabalhador, gente boa, desabafou o frei, emocionado.
Frei Fernando,novo conselheiro provincial abre o encontro da CF 2015 
“Precisamos agir com solidariedade e lutar por justiça , auxiliando a sociedade, os católicos à exercer sua missão de cristão, como agente transformador”, explicou Frei carmelita Gilvander Luiz Moreira, de Belo Horizonte, palestrante que veio à Angra para anunciar o texto base da Campanha da Fraternidade. Ele destacou ainda que a CF, este ano completa 51 anos, e ao longo desses anos vem tratando temas importantes para sociedade, que acabam se transformando em leis e estatutos em defesa dos direitos humanos. “A fé é essencialmente uma questão existencial, exige postura diante da realidade da vida, não podemos ser omissos” - declarou frei Gilvander.


Frei Gilson participando do encontro da Campanha da Fraternidade 2015




A CF tem como objetivo aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus. Este é o objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2015, convidando para sermos uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana. Os objetivos específicos apontados no Texto Base são fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade; identificar e compreender os principais desafios da situação atual; apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social a Igreja, com elementos autenticamente humanizados; identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral; aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas; buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade; atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária

Cartaz da CF 2015


Durante a Campanha da Fraternidade o destaque para o cartaz que retrata o Papa Francisco lavando os pés de um fiel na Quinta-feira Santa de 2014. A igreja atualiza o gesto de Jesus Cristo ao lavar os pés de seus discípulos. O lava-pés é expressão de amor capaz de levar a pessoa a entregar sua vida pelo outro. É com este amor que todo ser humano é amado por Deus em Jesus Cristo. Ao entregar-se à morte na cruz e ressuscitar, como celebramos na Páscoa, Jesus leva em plenitude o Eu vim para servir (cf. Mc 10,45). Através do diálogo, a Igreja (as comunidades) está a serviço de todas as pessoas. Ao servir, ela participa da construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica. No serviço, ela edifica o Reino de Deus.

Redação da Pascom
Dalizania Melo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.