segunda-feira, 6 de abril de 2015

Cristo é a Luz do Mundo! Ele Reina e Brilha no meio de nós!

Fotos: PasCom
Aleluia, Cristo Ressuscitou!
       
                           A Igreja celebrou neste Sábado, a Vigília Pascal, anunciando a ressurreição de Jesus  No sábado de aleluia, a celebração é mais longa do que habitual, porque são proclamadas mais passagens da Bíblia, além da celebração batismal e a comunhão.
Em nossa paróquia a vigília começou no sábado às 19h, em frente a Igreja do Carmo, com o ritual da benção do fogo, conduzido pelo Frei Fernando. Este fogo, simboliza a luz que evoca a ressurreição de Jesus. Com a Igreja às escuras, acende-se a vela do círio pascal. Antes deste ritual, o sacerdote inseri na vela os 5 cravos, a primeira e a última letra do alfabeto grego (alfa e ômega), em memória das cinco chagas da crucifixão de Cristo.
Dentro da liturgia, significa: “Cristo ontem e hoje, princípio e fim, alfa e ômega”. Dele são os tempos e os séculos. A Ele a glória e o poder por todos os séculos, eternamente”. Foram acessos também os Círios das 14 Comunidades pertencentes a Paróquia, e aos poucos todos os fiéis acenderam suas velas e seus Círios da Família, irradiando uma grande luz dentro da Igreja.









                   Durante a celebração, a liturgia da Palavra propõe as leituras do Antigo Testamento, que recordam “as maravilhas de Deus na história da salvação”. Ainda na celebração o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos (Marcos, Mateus e Lucas), e a leitura apostólica sobre o Batismo cristão.
O ritual consta, ainda, o canto da ladainha dos santos, a bênção da água, a aspersão de toda a assembléia com a água benta.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.