sexta-feira, 22 de maio de 2015

Festa do Divino Espírito Santo em Angra


Café da manhã comunitário, chegada do Menino Imperador, soltura do preso e almoço marcam a programação cultural  desta sexta-feira


Do alto do Convento São Bernardino de Sena os fogos ressoavam às 5h30. Da Igreja Matriz, a Banda Jardim Sarmento anunciava que é dia de festa, e assim começou a sexta-feira, 22, com a Festa do Divino Espírito Santo, em Angra dos Reis. Percorrendo pelas ruas da cidade, toda a banda saudou o Menino Imperador, este ano representado pelo jovem Matheus Ricardo Gullo Schwenck Barbosa, que recebeu autoridades, parentes, amigos e membros da comunidade católica da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Praia do Anil, para um farto café da manhã.


O Menino Imperador acordou cedo para a maratona de atividades do dia de hoje, disse que estava descansado e animado pelo que vinha pela frente durante o dia.


Às 10h, em um saveiro ornamentado com bandeiras do Divino e escoltado por dois barcos da Marinha do Brasil, aportava no centro de Angra o Menino Imperador, acompanhado do seu séquito. À espera do jovem no continente, o vice-prefeito, Leandro Silva, cercado por secretários do governo, pelo comandante do Colégio Naval, autoridades eclesiásticas da Igreja Católica e população.


Além dos dançarinos de todas as danças do divino, o bate moleque, vaquinha malhada e a burrinha, uma novidade nesta edição da festa: os velhos do projeto Divininho. Alunos do primeiro segmento da Escola Municipal Adelaide Figueira, da Sapinhatuba I, marcaram presença e fizeram bonito representando os velhos da festa.
Seguindo a tradição, o Menino Imperador libertou um preso, na 166ª Delegacia Policial. Este ano o detento foi interpretado pelo ator Felipe Santana, e depois seguiu em cortejo pelas ruas do Centro, cumprimentando a população, e voltando a caminho do Convento do Carmo, onde foi servido o deliciosos almoço comunitário preparado pela equipe de voluntários da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.  


Programação Festa do Divino 2015:

22/05 -Sexta
19h0 - Missa e coroação do M. Imperador - Matriz, logo após cortejo para o império e apresentações folclóricas.
21h - Cortejo do Menino Imperador para o Império na Praça Zumbi dos Palmares, onde se apresentarão: Projeto “Divino nas Escolas“ com as Escolas Municipais: Profª Manoelina Rodrigues do Morro do Carmo, Maria Hercília Cardoso de Castro, da Vila Velha , Adelaide Figueira, da Sapinhatuba I e Antônio José Novaes Jordão , no Morro do Peres com as danças folclóricas dos Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros e velhos.

23/05 -Sábado
9h - Encontro celebrativo com as Crianças da Catequese e menino imperador na Matriz
19h30 - Missa de encerramento da Novena - Matriz - logo após cortejo do menino imperador para o império e apresentações folclóricas.
21h - Cortejo do Menino Imperador para o Império na Praça Zumbi dos Palmares, onde se apresentarão:
- Banda da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras)
- danças folclóricas dos Coquinhos, Velhos e Marujos.

24/05 -Domingo
5h30 - Amanhecer no Espírito Santo
Chegada das comunidades, Missa e café comunitário - Matriz.
6h - Alvorada
9h - Cortejo do Menino Imperador para a Matriz
10h - Missa Festiva - Matriz - logo após corte bolo e visita ao asilo são Vicente de Paulo.
16h - Missa, seguida de procissão, após a procissão, troca da coroa do menino imperador pelo chapéu na igreja matriz.
19h - Cortejo do Menino Imperador para o Império na Praça Zumbi dos Palmares.
19h30 - Premiação do IX Salão de Pintura -
- danças folclóricas dos Coquinhos, Jardineiras, Velhos, Lanceiros e Marujos.
- Grupo de Dança Origens Crew
23h - Encerramento das festividades com a queima do quadro “Glória“ e de vistosos fogos de artifício.

Haverá nas noites de festa, uma quermesse com barraquinhas de comidas típicas.

Fotos: Felipe Carneiro
Assessoria Comunicação/PMAR

Um comentário:

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.