terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Festa do Menino Jesus de Praga

A Festa do Menino Jesus de Praga realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, nesta época  do ano,  já é uma tradição na  comunidade do Morro da Caixa Dágua. Os moradores católicos preparam com muito  carinho e dedicação o  tríduo,  a Procissão , a Missa e a confraternização para comemorar  o Dia do padroeiro : “ Menino Jesus de Praga”, festejado no dia 25 de janeiro. E mais uma vez as doações, a união e o trabalho da comissão organizadora garantiu o sucesso do evento religioso.

Missa  Solene

A Missa festiva foi presidida pelo pároco frei Fernando Bezerra Leite, que acaba de chegar de viagem, depois de uma temporada de descanso para rever sua família, que mora no sertão da Paraíba.  No Evangelho deste domingo, Jesus disse: - O Reino de Deus está próximo-  Quando a gente pensa no outro,  um ajudando o outro, vivemos o Reino de Deus”, explicou o pároco.  “Nesta festa do padroeiro, o Menino Jesus,  em sua imagem tão pequenina nos  revela uma grandeza infinita,  capaz de transformar a humanidade”, declarou  frei Fernando.

Procissão  de fé  
  
Por volta das 18 horas os moradores debaixo de sol quente do último domingo(25) saíram em procissão, acompanhados do  andor com a imagem do Menino Jesus de Praga. Animados por cânticos e orações os fiéis de todas as idades, juntamente  com  frei Fernando subiam e desciam ladeiras passando pelo Morro do Carmo até chegar a capela da Morro da Caixa D’água.  Os católicos caminhavam  por ruas estranhas, ora passavam por casas amontoadas, subiam escadarias,  passavam por ruas cheias de lixos, e por  cachoeiras de águas poluídas,  por vezes,  encontrava-se  um evangelho e outro, e  moradores que passavam na hora da procissão, ou assistiam de suas casas, alguns com coração longe, e outros em comunhão com os fiéis devotos que testemunham sua fé e seu amor a Deus, por meio do Menino Jesus. Tal como Jesus, que subia a Jerusalém por ocasião de festa para anunciar o Reino de Deus, os cristãos  seguindo sua caminhada de fé,  subiu  o Morro da Caixa D’água  até este santuário na esperança de um dia subirmos ao céu por meio do  Menino Jesus de Praga.      

Por Dalizania Melo
Pascom




















segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Festa em Honra ao Menino Jesus de Praga

A comunidade do Morro da Caixa Dágua- Paróquia Nossa Senhora da Conceição- convida a todos para Festa em honra ao seu padroeiro, Menino Jesus de Praga.

Programação:

Tríduo: 21,22 e 23 de janeiro
A partir das 19h30, na Igreja do Morro da Caixa Dágua

Dia 25/01- Missa Festiva
19h30min- após a procissão naquela comunidade

Contamos com sua presença!


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Grupo de AutoAjuda

Se você ou alguém que você conheça tem algum tipo de dependência do cigarro, álcool, ou outros tipos de drogas , ou ainda come demais, tem depressão ou quer aprender a lidar com um familiar que tem alguma dependência... Procure ajuda.  É com muito carinho que te acolhemos, através do grupo de autoajuda da  PASTORAL DA SOBRIEDADE !
 Para mais informações entre em contato conosco.
Faça-nos uma visita!

 Todas as quintas-feiras, às 19h30, estamos na Casa de Acolhida Frei Fernando, ao lado da Igreja Matriz.

Infs. :  3365-0778 (secretaria da Matriz)  ou 992116117

Reuniões de AutoAjuda:

Em nossos encontros você poderá:
- Partilhar emoções e sentimentos;
- Melhorar o relacionamento pessoal;
- Desabafar;
- Entender que não está sozinho;
- Aprender com o outro;
- Aprender e procurar motivação, através da evangelização, a buscar uma mudança de vida;
- Aprender a lidar com a sua dependência e a do outro;
- Melhorar a sua auto-estima;
- Aperfeiçoar e exercitar o perdão;
- Amar incondicionalmente;
- Aprender que todos temos a oportunidade de fazer escolhas.


12 Passos para Sobriedade
“Senhor, admito minhas dependências dos vícios e pecados e que sozinho não consigo ser sóbrio, ajuda-me”!
Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Aberto a todos  que querem ajuda!


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Parabéns, pra você...




Nesta terça-feira pela manhã, 06 de janeiro, a cidade amanheceu em festa com alvorada e banda de música anunciando o 513º aniversário de Angra dos Reis. Depois de um café comunitário na Praça no Morro do Carmo, aconteceu às 10h, a missa festiva que foi presidida pelo frei Janício. O sacerdote durante a homilia lembrou aos fiéis que devemos seguir a luz que nos leva a Jesus, e sermos solidários, assim como fizeram os Reis Magos. “Nossa atitude como cristãos é assumir cada um a sua responsabilidade dentro da sociedade, e assim ajudarmos uns aos outros; quem vive para si, empobrece seu viver, disse frei Janício”.

Estavam presentes na missa, além dos fiéis católicos, o presidente da Fundação Cultural de Angra, Délcio Bernardo, o presidente da Câmara Municipal, Marco Aurélio Vargas,  e a prefeita Conceição, que chegou no final da celebração, devido a inauguração da Delegacia de Angra dos Reis, que aconteceu no mesmo horário da missa.

Na Igreja Matriz participaram da apresentação das Folias de Reis os grupos: Luz Divina, Estrela Guia, João Alves e Filhos e dos Irmãos Moreira, que abrilhantaram a cerimônia religiosa, como também na comemoração do aniversário da cidade, realizado na noite anterior, na praça em frente a prefeitura.    


513 Anos de História 

Angra dos Reis foi descoberta em 6 de janeiro de 1502, dois anos após a chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Coube ao navegador Gonçalo Coelho o relato da descoberta de um local com muitas ilhas, montanhas, rios e verde. Era uma angra, uma enseada largamente aberta. E como era o dia dos Reis Magos, a localidade recebeu o nome de Angra dos Reis. Assim começava a história de uma das cidades mais bonitas do Brasil, um dos principais destinos turísticos do país.


Fotos: Pascom 





Dalizania Melo

Pascom

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Angra completa 513 Anos no Dia de Reis

     Assessoria de Comunicação da P.M.A.R


No dia 06 de Janeiro, comemora-se o Dia de Reis Magos e também o aniversário de Angra dos Reis, que completa este ano, 513 anos de história. A programação festiva começa no dia 04, e na véspera do aniversário, como é tradição, às 23h, as Folias de Reis se encontram na porta da sede da Prefeitura com a Banda Jardim Sarmento para animar o momento do corte do bolo, que tradicionalmente acontece à meia-noite, após uma queima de fogos.

No dia 6, feriado municipal, haverá alvorada festiva pelas ruas do Centro. Às 7h, na Praça Seis de Janeiro, no Morro do Carmo, ocorre o hasteamento das bandeiras, com a presença da prefeita Conceição Rabha e autoridades. Depois será oferecido um café da manhã e apresentação dos grupos de Folia de Reis e da Banda Jardim Sarmento. Às 10h, na Igreja Matriz, uma missa festiva será celebrada em comemoração à data .

Nos espaços culturais, haverá exposições como a mostra ‘Museu no Museu‘ , em visitação no primeiro museu de Angra, o Museu de Arte Sacra. No Convento São Bernardino de Sena, pode ser visitada a exposição “Religiosidade popular na festa de Nossa Senhora da Conceição“, que relata através de fotos e depoimentos, os milagres e a devoção da Santa Padroeira da cidade.