quinta-feira, 25 de junho de 2015

Arraiá do Grupo Jovem Efatá

O Grupo Jovem Efatá, de nossa paróquia, está organizando o "Arraiá com a Mió Idade" que acontecerá na Associação de Caridade São Vicente de Paulo (Asilo), no dia 28 de junho, às 15h.

Participe dessa linda iniciativa!

terça-feira, 23 de junho de 2015

Missa de envio do Cursilho com Dom Ubiratan


No sábado, dia 20 d junho, na Igreja do Carmo, foi realizada a missa de envio do novo Grupo Executivo Diocesano (GED) do Movimento do Cursilho da Cristandade (MCC) de Itaguaí.
Cerca de 70 pessoas participaram do encontro que contou com a presença do bispo José Ubiratan, que celebrou a missa juntamente com o Padre Mauro, diretor espiritual do Cursilho na diocese.
DSC01701.JPG
“O Movimento do Cursilho reúne lideranças que têm a missão de evangelizar, de ser testemunha de Jesus em todo tempo e lugar: na família, no trabalho, na escola, na sociedade”, explicou o bispo.
A programação começou às 9h com café da manhã, seguida de reunião e apresentação dos novos gestores do Cursilho que foram empossados para o próximo triênio, de 2015 à 2017, tendo à frente as coordenadoras Neusa Maia e Maria Nazareth Benzi. Ambas já participam do movimento há mais de 40 anos. Para encerrar o encontro em clima de confraternização foi servido um delicioso almoço pátio do Convento do Carmo.
O Cursilho quer dizer “pequeno curso”, de pouca duração. Teve origem na Espanha em 1948, através de um grupo de jovens católicos. É um encontro com identidade própria, no qual um grupo de cristãos se reúne para trocar experiências de fé e debater sobre a vida.
O movimento se espalhou no mundo inteiro e chegou a Brasil em 1962. Na Diocese de Itaguaí, o Cursilho já existe há mais de 50 anos e vem promovendo retiros duas vezes por ano, no centro de formação de Mangaratiba.
DSC01729
O próximo encontro dos cursilhistas será dia 4 de julho, às 15h, na igreja São José Operário, em Jacuecanga. Para você que deseja participar deste movimento, informe-se na sua paróquia.
Veja mais fotos clicando AQUI!

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Festa do Sagrado Coração de Jesus lota a Matriz


Celebrando a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, frei Reinaldo ressaltou: "a misericórdia do Pai vem ao encontro do nosso coração por meio de Jesus". Na reflexão sobre o Evangelho do dia (Jo 19, 31-37), o frei explicou que o sangue água que jorraram do coração de Jesus na cruz são sinais do seu amor por nós.
Após a bonita celebração, realizada dia 12, às 19h30, na Igreja Matriz, que contou com grande presença do grupo do Apostolado da Oração (APO), os freis Reinaldo, Janício e Fernando deram a bênção final e, em seguida, aconteceu a procissão no centro da cidade, apesar do mal tempo.
 A programação não parou por aí. No sábado, dia 13, os devotos do Sagrado Coração de Jesus seguiram em excursão rumo ao Santuário Nacional de Aparecida, onde participaram do encontro anual do Apostolado da Oração com milhares de devotos de todo o país.

Frei Reinaldo,  diretor espiritual do grupo do APO da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, acompanhou a viagem animando com cânticos e louvores a Romaria.

Veja mais fotos clicando AQUI!

terça-feira, 16 de junho de 2015

Festa de Santo Antônio

A missa festiva em honra a Santo Antônio lotou a capela de São Francisco, no dia 13 junho, data em que se comemora o santo conhecido no Brasil como o casamenteiro, sendo que  essa imagem  não deve ser a principal  lembrança para os católicos , disse frei Fernando. “O mais importante é lembrarmos que Santo Antônio foi um seguidor de Jesus, que viveu a prática do bem e renunciou a riqueza em favor dos pobres”, declarou o frei. 
Santo Antônio nasceu em Portugal em 1195 e abandonou a família rica para ser padre. Viveu sua vida religiosa na Itália, onde conheceu São Francisco e morreu aos 36 anos. Em Angra, os membros da Ordem Franciscana organizam todo ano a Festa de Santo Antônio com programação que inclui: tríduo, procissão e quermesse.

A procissão aconteceu antes da missa, por volta das 18h30, com os devotos subindo e descendo a ladeira do Morro do Santo Antônio, em clima de oração. Após a santa missa, frei Fernando abençoou os pães que foram distribuídos aos fieis, como sinal de partilha. Em seguida houve o corte do bolo.  A queima de fogos anunciava o término da tradicional Festa de Santo Antônio.          


quinta-feira, 11 de junho de 2015

Coroação do Sagrado Coração de Jesus


O segundo dia de tríduo, em honra ao Sagrado Coração de Jesus, na Igreja Matriz, foi marcado pela coroação da imagem de Jesus.

Após a reflexão do tema desta quarta-feira (10), "coração de Jesus, abismo de misericórdia", Frei Fernando Bezerra conduziu para a cerimônia de coroação feita pelas crianças da catequese, vestidas de anjos.

Nesta quinta-feira (11), às 19h30, último dia do tríduo, será celebrado pelo Frei Janício. Lembramos que sexta-feira (12), dia da festa, a missa vai começar às 18h30 e será seguida de procissão.

Participe e colabore com a oferta: fralda geriátrica, que será doada para o asilo.




quarta-feira, 10 de junho de 2015

Tríduo do Sagrado Coração de Jesus

Tema: "Coração de Jesus, fonte de Fé, Esperança e Amor. Fazei nosso coração semelhante ao Vosso."



A Associação do Apostolado da Oração da Paróquia Nossa Senhora da Conceição promove entre os dias 9 a 12 de junho a tradicional Festa do Sagrado Coração de Jesus, na Igreja Matriz.

O tríduo, realizado nesta terça-feira (9) às 19h30, foi celebrado pelo Frei Reinaldo e contou com a doação de fraldas geriátricas que serão doadas ao Asilo São Vicente de Paulo. Durante a celebração houve a imposição de insígnas para os novos membros do Apostolado.

Diante da imagem do Sagrado Coração, as iniciantes e zeladas recebem suas fitas vermelhas, as insígnas


No próximo dia 12, dia da festa, estão programados a missa solene às 18h30 e em seguida, procissão percorrendo o centro da cidade.


Frei Reinaldo entre a nova e antiga coordenação do Apostolado da Oração



Participe com sua família e leve sua vela!

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Corpus Christi: Momento de Ação de Graças


Centenas de fiéis participaram da procissão e Missa de Corpus Christi, na tarde desta quinta-feira(4), no centro de Angra, que ficou decorado com tapete colorido para grande solenidade cristã.





A celebração de Corpus Christi aconteceu após a procissão, que teve início no São Bento, às 16h. Durante o percurso, os fiéis receberam a benção do Santíssimo , onde foram montados o altar, nos seguintes pontos: Praça Zumbi dos Palmares, Praça da Matriz, em frente a Igreja Santa Luzia e por último em frente a Igreja do Carmo, onde foi realizada a santa missa.
Jesus é presença real na eucaristia 

Em sua homilia, frei Janício lembrou da presença real de Jesus na eucaristia, sacramento do amor, instituído em nossa Igreja pelo papa Urbano IV, há mais de 700 anos. “Jesus é o nosso alimento espiritual, que sustenta nossa caminhada, nos dá vida, renova a nossa fé, nossa esperança e o nosso compromisso cristão”,disse o frei. –Esta presença real do corpo e sangue de Jesus eucarístico, é um mistério; pois a fé não se explica, se vive_ concluiu.
Frei Janício: "Celebrar Corpus Christi é momento de Ação de Graças"

No encerramento da bonita cerimônia, frei Fernando Bezerra Leite conduziu o Santíssimo para benção final. Antes, porém, ele apresentou os novos ministros extraordinários que foram escolhidos para servir a paróquia em sua missão nos ministérios: da Palavra, do batismo e da eucaristia. Quem também ganhou destaque no altar foi a menina especial Sabrina, que participou o tempo todo da santa missa, ao lado do frei Fernando. A menor, se comportou feito gente grande: orou, cantou e repetia os gestos dos sacerdotes. Uma graça!

Novos ministros extraordinários da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Benção final do Santíssimo


Pascom
Fotos: Dalizania Melo

Tapetes de Corpus Christi colorem o Centro de Angra



Para uma manhã feriado, a quinta-feira, 4, começou animada no centro de Angra. Após a santa missa na Igreja Matriz, os fiéis de pastorais e movimentos católicos começaram a confecção do tradicional tapete para a procissão de Corpus Christi. A rua do comércio ganhou um novo colorido e várias pessoas pararam para apreciar a arte. Depois de pronto, à tarde, o tapete serviu de passagem para a Procissão do Santíssimo Sacramento, na chegada da hóstia consagrada à Igreja Matriz, onde aconteceu uma missa celebrada por Frei Janício ao lado do Fernando Bezerra e diácono Nei.

Com mais de 250 metros, o tapete teve gravuras que homenagearam a eucaristia, o batismo, a Campanha da Fraternidade, a campanha pela não violência da Pastoral da Juventude, entre outros elementos católicos. 



Dando apoio à tradição, a Prefeitura de Angra, por meio de sua Fundação Cultural (Cultuar), doou os tingidores que coloriram os diversos elementos que compuseram o tapete. O diretor de Patrimônio da Fundação Cultural de Angra, Jefferson Affonso, relata que a tradição é comum em diversas partes do País e chegou ao Brasil no século XIII.
- A festa de Corpus Christi celebra a eucaristia, uma reverência dos católicos ao corpo e sangue de Jesus Cristo. A data é móvel e ocorre sempre duas semanas após o Dia de Pentecostes e quatro dias após o Domingo da Santíssima Trindade - Detalhou Jefferson.


Colaborou: Assessoria Cultuar
Foto; Felipe de Sousa

Pascom

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Procissão e Missa de Corpus Christi


         Nesta quinta-feira (4), convidamos você a adorar Jesus Sacramentado na Eucaristia .
A procissão com o Santíssimo Sacramento sairá do São Bento às 16h, com paradas para bençãos na Praça do Mercado, Praça da Matriz, Igreja Santa Luzia e praça do Carmo. Após a caminhada com Jesus, haverá Missa Solene na Igreja do Carmo. Vamos orar e receber Jesus em nosso coração!  


quarta-feira, 3 de junho de 2015

Casamento Comunitário

Realizou-se neste sábado último (30) na igreja da Matriz mais um Casamento Comunitário que foi Celebrado por Frei Fernando Bezerra e com o Apoio da Pastoral Familiar que vem realizando um belo trabalho com os namorados, noivos e recém casados, além de lidar com todas as famílias com cadastramento de cestas básicas para as famílias carentes, e o natal das crianças.

Parabéns a Pastoral Familiar pela bela decoração feita na igreja com todo o carinho para a realização do matrimônio desses casais.
E você já se casou na igreja? quer casar? então procure a pastoral familiar todas as quintas-feiras na Igreja do Carmo ás 19:30 horas e se informe.
Vejam alguns desses momentos nas fotos abaixo: