sexta-feira, 31 de julho de 2015

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Emoção na despedida de Frei Janício

Depois de celebrar  suas últimas missas, neste domingo, em Angra, o frei Janício Dias se despede  da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Ele vai continuar  sua missão em Unaí, interior de Minas Gerais.  A notícia pegou todo mundo de surpresa e  deixou muitos fiéis entristecidos. Mas para espantar a tristeza, os paroquianos  resolveram fazer  um almoço de despedidas  e  prestar suas homenagens ao sacerdote, que  em pouco tempo de Angra, conquistou o coração dos católicos angrenses.

O  almoço partilhado foi servido no Convento do Carmo  e reuniu  cerca de 150 pessoas,  que foram convidados a levar  um prato para compor a mesa.  Frango, carne assada, arroz e feijão, saladas variadas , massas e outras delícias completavam o menu, além de doces maravilhosos e refrigerantes.


Pe. Camilo, ao lado do Frei Fernando e os jovens 

 Antes da refeição, todos se reuniram ao redor da mesa para oração e bênçãos conduzidas pelos freis Fernando e  Janício, que lembraram da passagem do  evangelho  do dia  sobre  a “Multiplicação dos Pães” (Jo 6-1-15),  “ Esse gesto de partilha ensinado por Jesus realiza-se neste momento com todos vocês aqui”, disse frei  Fernando.  "Deus manifesta seu amor  para conosco, dando-nos a abundância da sua graça", enfatizou frei Janício, agradecendo o gesto de carinho e solidariedade de todos.


Ainda nesse clima de confraternização , após o delicioso  almoço os fiéis se concentraram na  sala de vídeo, onde as homenagens continuaram com direito a discursos, música e presentes  para o sacerdote. Uma das lembranças que ele ganhou foi um garrafa de água da bica da Carioca. Segundo a lenda quem bebe dessa água, nunca mais deixa Angra dos Reis, explicou Regina, moradora daquele bairro, que manifestou em nome dos paroquianos o desejo que o frei continue em nossa cidade.



Bastante emocionado com as homenagens recebidas , frei Janício  agradeceu a todos pelo carinho e a experiência de cada um que lhe ensinou e o preparou para melhor servir em sua missão sacerdotal,  e finalizou dizendo:  “eu vejo o amor de Deus em cada um de vocês, e isso,  vou levar no meu coração, cada rosto, cada gesto, cada palavra de carinho de  vocês. Que  Deus os abençoe!"



Festa de Nossa Senhora do Carmo e Santo Elias


Comemorada no dia 16 de julho, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, não parou por ai. A comunidade do Morro do Carmo fez questão de festejar a sua padroeira, juntamente com Santo Elias. A programação começou dia 21, com jantar no salão da Igreja, após a abertura do tríduo, às 19h30. Em todos os dias, a celebração contou com a participação de muitos fiéis daquele bairro, que prestaram suas homenagens à Virgem do Carmelo.

O encerramento aconteceu no sábado (24), à noite, com missa solene, presidida pelo frei Janício Dias. A bonita celebração marcou também a despedida do sacerdote na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na qual serviu como vigário por quase um ano. Em sua homilia, o frei disse: “os carmelitas aprendem com Maria a ser testemunhas do seu filho Jesus. Quem assume Nossa Senhora em sua vida, aprende a fazer a vontade do Pai, a ser fiel e a servir”. “Aprendi muito com vocês aqui, e vou lembrar-me de todos com muito carinho e gratidão”, concluiu, emocionado.


Depois das merecidas homenagens, Frei Janício, recebeu os cumprimentos dos fiéis, durante o corte de bolo, que estava enfeitado com a imagem de Nossa Senhora do Carmo. 











Veja mais fotos clicando AQUI.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Festa de Nossa Senhora do Carmo.

Após um belo novenário em honra a Nossa Senhora do Carmo, nesta quinta feira (16)
foi o dia de festejarmos, na igreja do Carmo com a Santa missa às 19horas, seguindo de procissão pelas ruas da cidade e logo após, o corte do tradicional bolo.
A igreja repleta de fiéis e devotos de Nossa Senhora do Carmo. Uma bela festa!
Fotos: Rosinha.

Igreja do Carmo Preparada para a Missa Festiva.

Nossa Senhora do Carmo no belo andor.

Frei Janício o Celebrante da Missa

Igreja Repleta de fiéis.

Imagem em saída para procissão

Deu-se inicio a procissão.

Fiéis pelas ruas do centro de Angra.


Frei Janício, Frei Fernando e Diácono Nei.
Após retorno da procissão.

O corte do tradicional Bolo.

Uma bela mesa de bolo e docinhos.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Novenário a Nossa Senhora do Carmo



Na sequência da novena dedicada a Nossa Senhora do Carmo, que começou no dia 7 e segue até dia 15 de julho, a Igreja do Carmo está sempre lotada de fiéis que participam das missas, além da ladainha e adoração ao Santíssimo Sacramento.  Na sexta, dia 10, a celebração foi presidida pelo Pe. João Carlos, que veio como convidado especial de Vicente de Carvalho, no Rio, e no domingo, dia 12, foi a vez do Frei Valter, que aproveitou a ocasião para matar as saudades da Paróquia Nossa Senhora Conceição, onde serviu como vigário.
Pe. João Carlos
Durante a novena a imagem de Nossa Senhora do Carmo recebe homenagem com rosas, oferecidas pelas representantes de comunidades e pastorais, que animam a liturgia. Em cada dia, também são oferecidas pelos fiéis doações de quilos de alimento no momento do ofertório.  No final de cada celebração, a capelinha com a imagem de N. Srª, após ser sorteada é acolhida para orações na casa da família que foi contemplada. Também há sorteio de uma torta beneficente. A Dona Aparecida, já ganhou a torta três vezes, durante o novenário. “Eu compro mais de um número, Deus me ajuda”, disse feliz com a fé que tem. 
A novena termina nesta quarta-feira (15), e no dia 16, a missa começa mais cedo, às 19h, seguida de procissão pelo centro da cidade.

Coral da Paróquia N. Srª da Conceição abrilhantando a novena











Sergio Bulle e Lea
No centro, d. Aparecida, ganhadora da torta, recebendo o carinho das amigas 

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Terceiro dia de novena

Neste terceiro dia da novena, celebramos com muita fé e devoção à Nossa Senhora do Carmo, Missa em ação de graças, e também na intenção das almas, saudou frei Fernando. “Hoje, milhares de pessoas estão reunidas em todo Brasil, celebrando a novena em preparação a Festa da Virgem do Carmelo, uma tradição que existe há mais de 800 anos”, lembrou o frei.
Durante a Santa Missa, a imagem de Nossa Senhora do Carmo foi trazida por meninas vestidas de anjos, além do casal, Benedita e Carlão, do ECC, que completaram 27 de casados. No altar a imagem recebeu homenagens com rosas oferecidas pelos membros da Ordem Terceira do Carmo e demais fiéis.


A programação religiosa continua durante a semana, sendo que a novena no domingo e no dia 16 de julho, terá início às 18h. Participe! 



Fátima foi contemplada com a capelinha de Nossa Senhora do Carmo

Maria Daher de 104 anos participando da missa com a família

Vencedora do sorteio de torta
Casal recendo a bênção pelos 27 anos de matrimônio